O município de Vila Real de Santo António organiza, entre os dias 3 e 7 de outubro, a Semana do Idoso, assinalando desta forma o Dia Internacional da Pessoa Idosa, celebrado a 1 de outubro e instituído em 1991 pela Organização das Nações Unidas (ONU). A iniciativa tem lugar nas Casas do Avô de Monte Gordo e de Vila Real de Santo António e contempla atividades dirigidas não só aos utentes, mas também aos familiares, como sessões de esclarecimento, animação musical e exposições de trabalhos manuais.
A Semana do Idoso tem início no dia 3 de outubro, às 14h30, na Casa do Avô de Monte Gordo, com o espetáculo do grupo de dança espanhola «Pasión Flamenca». Simultaneamente, será efetuada a entrega de uma oferta a cada um dos utentes. Já nos dias 4 e 6 de outubro têm lugar rastreios de saúde (tensão arterial, colesterol e glicémia) em Monte Gordo e Vila Real de Santo António, respetivamente, entre as 9h e as 13h.
O evento prossegue no dia 7, às 17h30, com uma sessão sobre cuidados na terceira idade, dirigida a cuidadores e familiares, onde, entre outros temas, serão abordadas as questões da demência em idosos. O dia encerra com a entrega de um manual do cuidador aos familiares dos «avós», a que se seguirá um momento de convívio.