O Município de Tavira aderiu à Semana Europeia do Desporto, através da realização da marcha-corrida noturna «Beactive», no dia 30 de setembro, pelas 21h, com ponto de encontro na Praça da República. Esta semana é uma iniciativa da Comissão Europeia e foi criada com o intuito de combater a inatividade física, motivando a sua prática em diferentes contextos, nomeadamente, na escola, no local de trabalho, ao ar livre e em clubes desportivos e ginásios.
Valorizar o desporto em todos os ambientes educativos contribui para lançar as bases para o desenvolvimento de hábitos de vida sadios que possam perdurar pela vida adulta. A criação de oportunidades de exercício físico no contexto laboral traz, igualmente, múltiplos benefícios para empregadores e trabalhadores. Espaços ao ar livre seguros que permitam praticar desporto podem contribuir para comunidades mais fortes, estáveis e pacíficas. E os clubes desportivos e ginásios têm um importante papel a desempenhar no apoio à inclusão social e na criação de comunidades mais fortes, seguras e coesas.
A iniciativa pretende demonstrar que o desporto exerce uma atração universal e é benéfico, tanto para o bem-estar físico como mental, e que as atividades físicas podem desempenhar um importante papel na promoção da coesão social ao integrarem grupos minoritários e marginalizados. As pessoas, as comunidades e os decisores devem promover a prática do exercício físico no sentido de construir uma sociedade ativa e saudável.