À semelhança dos anos anteriores, a Câmara Municipal de Silves volta a associar-se às Jornadas Europeias do Património através de uma programação especial a decorrer de 23 a 25 de setembro. «Comunidades e Culturas» é a temática deste ano.
A primeira destas atividades, sob o mote «Conservando Culturas Passadas», tem início no dia 23 de setembro e pretende dar a conhecer o trabalho efetuado pelo serviço de Conservação e Restauro da autarquia nas estruturas Almóadas do Castelo de Silves, ao nível das técnicas de restauro e dos procedimentos aplicados neste tipo de monumento. Esta ação, dirigida a grupos escolares e público em geral, terá duas sessões, uma às 10h e outra às 15h, e será complementada por uma visita acompanhada às Habitações Palatinas da Alcáçova de Silves, guiada por um técnico da área do Património com o propósito de interpretar os espaços em apreço.   
No dia seguinte, a proposta traduz-se num passeio acompanhado de cinco horas ao quotidiano de um pastor e do seu rebanho. A atividade é dirigida ao público em geral e permitirá a passagem de conhecimento da ancestral arte da pastorícia e da natureza e, simultaneamente, saber um pouco mais sobre a evolução histórica da localidade, o património hidráulico existente no percurso – onde se inclui um conjunto de várias tipologias de noras - pomares de sequeiro do barrocal algarvio e a sua relevância no modo de vida destas comunidades. O ponto de encontro é a Casa de Pasto «A Adega», junto à Escola Primária da Portela de Messines, pelas 8h.
No dia 25 de setembro, último dia de atividades, será realizada uma visita acompanhada aos locais da zona urbana de Silves onde viveram judeus, muçulmanos e cristãos durante a Idade Média. A ação tem início pelas 10h e é dirigida a grupos escolares e ao público em geral.