Os semáforos do concelho de Olhão estão a ser alvo de requalificação, modernização, manutenção e assistência técnica. Os objetivos desta intervenção passam, sobretudo, pelo aumento da fiabilidade do funcionamento da iluminação de tráfego, com o consequente acréscimo da segurança para peões e veículos, e a redução dos consumos energéticos inerentes a estes equipamentos.
Serão intervencionados os semáforos de Moncarapacho e, na cidade de Olhão, da Avenida da República, junto ao Tribunal e junto aos Bombeiros, da Variante de acesso à Zona Industrial e do cruzamento da Estrada Nacional 125 com a Rua 18 de Junho. Os trabalhos incidirão na substituição das lâmpadas incandescentes por módulos LED, na instalação de avisadores acústicos, na revisão das ligações elétricas, na limpeza interior e isolamento dos armários de comando e no alinhamento de colunas e semáforos.
A empreitada agora adjudicada, no valor de cerca de 36 mil euros, contempla ainda a manutenção destes equipamentos por um período de três anos. Com a introdução da nova tecnologia LED, o Município estima poupar aproximadamente 75 por cento em relação aos atuais equipamentos, que consomem anualmente cerca de 45 mil euros.