Procurando ir ao encontro das necessidades da nossa população, que em alguns casos enfrenta um contexto financeiro difícil, a Câmara Municipal de São Brás de Alportel tem vindo a implementar várias medidas de apoio social destinadas a ajudar as famílias do concelho. No início de um novo ano letivo, o município volta a entregar bolsas de estudo para jovens de famílias mais carenciadas que desejam ingressar no Ensino Superior, ajudando a cumprir um sonho.
Esta medida de apoio foi criada em 2011, com as bolsas de estudo a serem atribuídas a alunos que ingressam no ensino superior e que apresentem um bom aproveitamento e mérito escolar mas que, apesar de comprovadas dificuldades económicas, não recebem qualquer apoio financeiro atribuído pelo Estado. Isto porque, enquanto pedra basilar na construção do futuro, a educação deve estar acessível a todos os jovens, sendo relevante facultar iguais condições de acesso a um ensino de qualidade, fator fundamental para a aquisição de novas competências e conhecimentos essenciais para garantir um futuro profissional de sucesso.
Desde que foi implementada, esta medida já apoiou individualmente 10 jovens são-brasenses, em diversas áreas de formação, o que corresponde à atribuição de 21 bolsas de estudo (uma vez que as bolsas são renováveis anualmente, se o aluno apresentar bons resultados), representando um investimento total superior a 20 mil euros. As candidaturas devem ser entregues nos Serviços Sociais da Câmara Municipal, sedeados no Centro de Apoio à Comunidade, entre os dias 1 e 30 de novembro.