O Município de São Brás de Alportel assinalou o Dia Mundial do Turismo, celebrado a 27 de setembro, com um balanço muito positivo dos cinco anos de atividade do Ponto de Informação Turística Municipal, a funcionar no Centro de Artes e Ofícios, no coração do Centro Histórico do concelho. Em 2015, o ponto de informação turística já tinha apresentado excelentes resultados, face ao ano anterior, mas, em 2016, os números de atendimentos na estrutura de apoio ao turista voltam a superar as expetativas, registando no período de janeiro a julho quase o mesmo do que em todo o ano de 2015. Os meses de julho e agosto continuam a ser os preferidos dos visitantes, mas em São Brás de Alportel a época alta prolonga-se para além dos meses de verão. Em março, abril e maio deste ano, o Ponto de Informação Turística registou um número de atendimentos similar aos meses de julho e agosto de 2015, sendo que o valor mais do que duplicou.
Assumindo-se cada vez mais como um destino turístico de referência na região, São Brás de Alportel ocupa atualmente um lugar de excelência no Algarve ao nível do turismo cultural, de natureza e de saúde, dadas as caraterísticas únicas de um concelho que estando localizado no coração do sotavento algarvio, prima pela qualidade de vida, pela tranquilidade e pelos bons ares da Serra do Caldeirão, estando a 15 minutos da praia, do aeroporto internacional e da capital de distrito. A diversidade e qualidade da oferta de serviços nas mais diversas áreas, aliada à cultural local proximidade e à valiosa riqueza do património histórico e natural e à autenticidade das suas gentes e dos locais são atrativos que explicam a cada maior procura turística do concelho, que integra a Rede Mundial de «Cittaslow», certificado de bem-estar e de qualidade de vida.
Aos bons resultados das visitas no Ponto de Informação Turística soma-se a acentuada evolução do número de alojamentos no concelho. Atualmente, o município conta com 38 espaços de Alojamento Local e três de Turismo em Espaço Rural, num total de 160 quartos com capacidade para 343 pessoas, onde é unânime o registo de uma elevada taxa de ocupação. Quem visita São Brás de Alportel procura um turismo de qualidade e muitas vezes um destino privilegiado não apenas para visitar mas para viver com qualidade de vida e bem-estar. Prova disso é o aumento crescente de casos de turismo residencial, sobretudo por parte de cidadãos de nacionalidade estrangeira que escolhem o concelho são-brasense para desfrutar de uma vida com mais qualidade, num lugar pleno em natureza, tranquilidade e com uma gastronomia saudável.