A Câmara Municipal de Aljezur, em parceria com a AREAL – Agência Regional de Energia e Ambiente do Algarve, recebeu, no dia 14 de Setembro, o grupo de parceiros europeus que integram o Projeto Nearly Zero-Energy Sports Facilities. Este é um projeto que visa avaliar a situação energética de um conjunto de 18 instalações desportivas da União Europeia, mais especificadamente Portugal, Holanda, Itália, Chipre, Irlanda, Dinamarca e Croácia para, posteriormente, procurar definir e implementar um pacote de soluções inovadoras de eficiência energética que permitam reduzir mais de 50 por cento dos atuais consumos de energia. 
Reconhecidos desde logo os benefícios em matéria de eficiência energética inerentes ao desenvolvimento do projeto, o Município de Aljezur entendeu integrar as Piscinas Municipais de Aljezur no conjunto de edifícios desportivos a estudar. Neste contexto, no decorrer do projeto foi realizada uma auditoria energética a este edifício, da qual resultou um conjunto de recomendações que visaram a redução de consumos energéticos. O Município decidiu avançar com algumas das implementações sugeridas, designadamente: Instalação de um Sistema Solar Térmico e de uma Cobertura Térmica a colocar no plano de água da piscina.
Passados alguns meses de funcionamento, os resultados são bastante positivos, motivando o interesse nesta visita por parte dos parceiros europeus, que procuraram visualizar e apreender as especificidades das medidas implementadas e os seus resultados. Neste encontro foi relevada a iniciativa e o empenho do Município de Aljezur em tornar as Piscinas Municipais num edifício «Nearly Zero» em termos de consumos energéticos. Até ao momento, e no âmbito do consórcio, as medidas implementadas nas Piscinas Municipais de Aljezur foram as que apresentaram resultados mais satisfatórios, contribuindo para a consumação dos objetivos gerais do Projeto.