No próximo dia 5 de outubro, pelas 21h30, realiza-se, no Auditório Municipal de Lagoa, o espetáculo de apresentação do álbum «12 Canções Faladas e 1 Poema Desesperado», de Napoleão Mira & Reflect.
Napoleão Mira nasceu em Entradas, Castro Verde, em 1956, e vive no concelho de Lagoa desde 1983. Na música criou «Pratica(mente)» e «Slides – Retratos da Cidade Branca» para o aclamado disco «Pratica(mente)» de Sam The Kid, seu filho, com quem criou e interpretou para o primeiro «Festival Silêncio» o espetáculo «Palavras Nossas». Participou com o tema «Subúrbio» no disco «Eu e os Meus» de Dino & The Soulmotion.
Em 2010, lançou o livro «Ao Sul», uma compilação das suas melhores crónicas. Em 2012, participou nos trabalhos discográficos «Mixtape lI» da reconhecida banda Orelha Negra e «Em Nosso Nome» de Sir Scratch. No mesmo ano lançou o seu primeiro romance com o título «Fado». Em 2014, editou o livro de crónicas «De Coração D'lnteriores» e, em 2016, lançou o trabalho discográfico «12 Canções Faladas e 1 Poema Desesperado».
A sua paixão pela palavra dita, pelas canções faladas, como gosta de lhes chamar, ganha outro impulso depois de se associar aos Reflect. Foram, assim, nascendo novos temas e outras roupagens musicais para os seus poemas intemporais. Dessa simbiose nasceu a performance de spoken word «12 Canções Faladas e 1 Poema Desesperado», que agora apresenta em Lagoa, tendo como artistas convidados Moços da Aldêa, Ruben Ramos e Tiago Ramos.