O Concelho de Loulé, um dos municípios em toda a Europa onde as atividades turísticas têm maior relevância, celebrou, a 27 de setembro, o Dia Mundial do Turismo. Depois de um fim de semana dedicado ao Turismo Criativo, com a realização de «O Desassossego dos Arcos», a Autarquia de Loulé não deixou passar em claro esta efeméride e deu mais uma vez as boas-vindas aos turistas que neste dia visitaram o Concelho, com a oferta de bolos e licores regionais em todos os postos de informação turística locais.
Procurado ao longo de todo o ano por turistas vindos de todas as partes do mundo, Loulé é hoje uma referência em termos da excelência do turismo. A este facto não é alheia a notoriedade de Vilamoura, uma das estâncias turísticas de maior prestígio nacional e internacional, que adquiriu fama pelo seu status, atrativos naturais, as praias de extensos areais e pela existência de estruturas de apoio de elevada qualidade, nomeadamente a marina, o casino e é claro, os campos de golfe. À semelhança do que acontece com Vale do Lobo ou Quinta do Lago.
Também a cidade de Quarteira contribuiu em grande medida para a dinâmica do turismo concelhio, sendo um dos principais destinos de férias dos portugueses, enquanto que a sede do Concelho – Loulé – tem vindo a assumir-se como uma cidade diferenciadora, sobretudo pelos eventos que acolhe (Festival MED, Carnaval, Noite Branca, entre outros). Nos últimos anos, a Câmara Municipal de Loulé tem feito uma forte aposta em aproximar o litoral da serra e criar condições para que se desenvolva o turismo de interior. As típicas aldeias de um Algarve serrano, como Querença, Alte ou Ameixial são dois exemplos ilustrativos do potencial turístico existente nestes locais.