Depois do sucesso que constituiu a edição inaugural, ultimam-se já os preparativos do II Encontro Internacional Poesia a Sul 2016, que se realiza, em Olhão, entre os dias 21 e 30 de outubro, com a presença assegurada de poetas de renome de todo o mundo. Poesia, música, exposições, teatro, debates, apresentações, leituras e recitais vão marcar a agenda do evento.
Organizado pelo Município de Olhão e comissariado por Fernando Cabrita, o II Encontro Internacional Poesia a Sul volta à cidade cubista, depois do sucesso alcançado em 2015, e acolhe poetas e artistas de destaque internacional, como o vietnamita Chi Trung, a mexicana Maria Dolores Guadarrama, o marroquino Said Trigaoui, a chilena Vittoria È Natto, os espanhóis Manuel Moya, Manuel Gahete, José Sarria, ou Raquel Zarazaga, o brasileiro Cláudio Guimarães dos Santos e o francês François Louis Blanc. Entre os poetas portugueses, o destaque vai para o algarvio Casimiro de Brito, Pedro Jubilot, Maria Afonso, Marco Mangas, e o próprio Fernando Cabrita, entre outros.
A edição de 2016 do Encontro Internacional Poesia a Sul, uma iniciativa da Câmara Municipal de Olhão, traz ainda consigo a inovação da presença de um grupo de críticos literários. Confirmados estão já os nomes de Ana Cristina Leonardo, do jornal Expresso, e Mário Rufino, do jornal Público. Presentes estarão também Pedro Ferré e Adriana Freire Nogueira, da Universidade do Algarve. “É uma satisfação enorme por voltarmos a acolher tantos poetas de renome, cuja presença prestigia a nossa cidade. Vamos ler, ouvir, sentir e falar sobre poesia. O Encontro Poesia a Sul caminha, com passos serenos, mas firmes, no sentido de se tornar o grande festival literário do Algarve”, considera o presidente da Câmara Municipal de Olhão, António Miguel Pina.