A Semana Europeia da Mobilidade, o maior evento europeu relacionado com mobilidade sustentável, este ano sob o slogan «Mobilidade inteligente. Economia forte», pretende chamar a atenção para os benefícios na economia local de um correto planeamento e de uma utilização racional dos transportes. A transição para formas de mobilidade alternativas conduz à diminuição dos impactos negativos do uso individual do automóvel que, por sua vez, permite a redução dos custos que lhe estão associados.
Neste sentido, e à semelhança de outros 44 municípios portugueses, num total de 48 localidades, Lagoa promove a comemoração da Semana Europeia da Mobilidade com os seguintes eventos:
Marcha Corrida de Estômbar (18/09) - Integrada nas Semanas Europeias do Desporto e da Mobilidade 2016, inicia o calendário regional 2016-17 do Instituto Português do Desporto e Juventude, que a organiza com o apoio da Câmara Municipal. A partida será dada às 10h, para dois percursos – um de 5 km e outro de 9,5 km – pelas redondezas da vila de Estômbar e as vinhas da adega Quinta dos Vales, ambos com abastecimento de água e fruta.
Feira da Mobilidade (17 a 19/09) – Na Escola de Trânsito, em Lagoa, visa sensibilizar para as questões da mobilidade, promoção da segurança rodoviária e apresentação/utilização do espaço daquela escola. A atividade destina-se a famílias com crianças até aos 14 anos, que a Câmara Municipal convida a trazerem bicicletas, patins, skates e trotinetes e a virem divertir-se em segurança, podendo também utilizar os equipamentos disponíveis. Para os pais haverá uma pequena exposição/apresentação dos projetos de mobilidade que a Câmara está a desenvolver e umas zonas de estar que convidam a descontrair. A Feira realiza-se nos dias 17 e 18 entre as 10h e as 13h e as 15h e as 19h e, no dia 19, entre as 15h e as 19h.
Dia Europeu sem Carros (22/09) – Decorre em Ferragudo, no final da Rua Infante Santo junto ao Mercado e na muralha onde, para além da promoção da mobilidade, haverá atividades diversas para os mais pequenos.
Paralelamente às iniciativas do Dia Europeu Sem Carros, será inaugurado o Percurso Seguro de Estômbar, e a apresentação do Percurso Seguro de Lagoa.