O Município de São Brás de Alportel adere uma vez mais às Jornadas Europeias do Património, este ano sob o tema «Comunidades e Culturas», com um programa de atividades intenso e diversificado, para toda a família, durante os dias 24 e 25 de setembro. Num fim-de-semana de redescoberta do património, o desafio é começar o sábado com uma Demonstração Gastronómica que faz jus ao tempo de vindima, com uma apresentação vínica, a cargo do Eng.º Biotecnológico Gilmar Brito, especialista em vinho e apaixonado pela cortiça, pelas 10h no Mercado Municipal.
Ao longo do dia, os admiradores do desenho em caderno de bolso são desafiados para o 2.º Encontro de Urban Sketchers do Algarve em São Brás de Alportel, sob o tema «(a) Riscar o Património», uma iniciativa que vai surpreender os visitantes com inúmeros desenhadores a trabalhar ao vivo pelas ruelas do Centro Histórico, registando o traço dos edifícios ou detalhes deste espaço singular do concelho. Fazer um relógio de Sol, experimentar tiro com arco e passear de burro, são algumas das divertidas brincadeiras de que os mais pequenos podem desfrutar na recriação histórica «Uma Viagem ao tempo dos Romanos», que terá lugar no Centro Explicativo e de Acolhimento da Calçadinha no sábado, dia 24, a partir das 15h. No final da tarde de sábado, há tempo para um concerto de música clássica, no Museu, em mais uma iniciativa do Grupo de Amigos do Museu.
A viagem à descoberta da História continua no domingo, com o Passeio «São Brás Industrial», integrado no Ciclo Passeios Natureza «Pegadas no Tempo», com um roteiro pelo final do século XIX, alcançando os alvores do século XX, numa interessante incursão no período áureo do setor corticeiro, sob orientação de Ricardo Guerreiro, autor de um estudo sobre o património industrial corticeiro do concelho. O ponto de encontro é às 9h no Parque da Vila, de participação gratuita, mas sendo necessária inscrição pelo tel. 289 840 019 ou email: municipe@cm-sbras.pt. No final da manhã, em homenagem a duas ilustres personalidades são-brasenses, o passeio encerrará com a Sessão de Apresentação pública de duas novas designações toponímicas do concelho: a Rua Maria Bárbara de Sousa Louro e a Rua Jaime Rodrigues Passos Pinto, com ponto de encontro junto à Rotunda das Noras (na entrada nascente da Circular Norte).
Benemérita, Bárbara Louro conquistou um lugar muito especial no coração dos são-brasenses. Sempre preocupada com os que a rodeavam, ajudava os mais necessitados como podia e era frequente abrir a porta de sua casa a quem lhe pedia ajuda. A outra personalidade a receber distinção na toponímia concelhia é Jaime Passos Pinto, um dos fundadores do atual Cineteatro São Brás, assumindo um papel de destaque na dinamização cultural do concelho.
Em simultâneo às Jornadas Europeias do Património decorre, no dia 25, em todo o mundo, a celebração do «Sunday Slow», para desafiar as comunidades de município «Cittaslow» a redescobrir o prazer do tempo e do que se pode fazer com ele. A 1ª edição do convívio «São Brás TT Rota Du Gharb», que tem início no sábado e se prolonga até domingo, é uma das ações deste programa, propondo a toda família um passeio todo-o-terreno turístico, onde impera o convívio e animação. Este domingo especial termina em grande com mais uma memorável «Noite de Fado» no Museu do Trajo, um serão musical com a qualidade a que o trio de José Santana, Tó Correia e Vítor do Carmo já nos habituaram, a começar às 21h.