No dia 14 de outubro, o Teatro das Figuras apresenta o Hiromi’s Trio Project, composto pela pianista/compositora japonesa Hiromi Uehara e os veteranos Jimmy Johnson no baixo (James Taylor, Allan Holdsworth, Stan Getz, Sergio Mendes) e Simon Phillips na bateria (The Who, David Gilmour, Judas Priest, Jack Bruce). Numa antecipação do que será um dos grandes concertos da nova temporada do Teatro das Figuras, Hiromi e o seu trio apresentam o seu último trabalho «Spark».
Neste seu décimo álbum, Hiromi pretende descrever o percurso da centelha (spark) e da chama que aquela origina, à medida que esta consome e inspira. Para Hiromi, a centelha pode ser romântica, criativa ou transformadora. Nove temas que transportam o ouvinte para uma viagem apaixonante, que poderá contar a história de uma descoberta pessoal, um romance ou o próprio ato de criação musical.
Hiromi Uehara começou a tocar piano aos seis anos e com essa idade deu o seu primeiro recital, começou a escrever música e entrou para a Yamaha School of Music. Em 1999 emigra para os Estados Unidos da América e ingressa na Berklee College of Music, num percurso que alargou definitivamente os seus horizontes artísticos, tendo sido um dos seus mentores o baixista/arranjador Richard Evans, que apresentou a Ahmad Jamal a demo tape de Hiromi e que viria a coproduzir o seu primeiro álbum «Another Mind».
Num percurso fulgurante durante o qual editou mais nove álbuns, ganhou inúmeros prémios e distinções, pontuado por muitos momentos altos, como o trabalho que gravou com o pianista Chick Corea, que conheceu no Japão quando tinha 17 anos e com quem gravou «Duet» um disco ao vivo que regista o concerto que ambos deram em Tokio. Conhecida pelas suas interpretações emotivas e eletrizantes aliadas ao virtuosismo técnico, Hiromi tem encantado público e crítica desde o lançamento, em 2003, do seu primeiro CD «Another Mind», com uma energia criativa que engloba e transpõe as fronteiras do jazz, da música clássica e da pop levando a improvisação e a composição a novos níveis de complexidade e sofisticação.