Depois de várias óticas e da primeira Fábrica de Óculos do Algarve, o Grupo Kykus adicionou mais um membro à sua família com a inauguração da Clínica de Oftalmologia d’Albufeira – KykusEyeMedical. O Algarve Informativo foi conhecer o novo espaço de saúde, onde o profissionalismo e a qualidade são de topo, mas os custos são bem mais simpáticos para as carteiras dos portugueses.

Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina

Foi oficialmente inaugurada ao público, no dia 22 de setembro, a Clínica de Oftalmologia D’Albufeira – KykusEyeMedical, inovador espaço de saúde do Grupo Kykus de Alexandre Freitas e Luísa Matias de Freitas, ao qual pertence também o Oculista de Albufeira, presente em várias localidades do Algarve. Com um passado fortemente ligado a um grupo hospitalar, com o qual cresceram na última década, a dupla de empresários entendeu ter chegado a hora de seguir o seu próprio caminho com a abertura de uma clínica repleta de mais-valias para a região, conforme explicou Alexandre Freitas. “São o caso da biometria, da retinografia, da angiografia e do OCT, a par de um leque de especialistas que não se encontravam no Algarve, de áreas como a retina, o glaucoma e a pediatria. Deste modo, conseguimos apresentar aos nossos pacientes um serviço completo e a preços muito convidativos”, indica um dos sócios do Grupo Kykus.
Custos que são, de facto, inferiores à média de mercado, muito embora tenha sido realizado um investimento avultado nos equipamentos, todos eles de última geração. “Qualquer tipo de paciente pode recorrer aos nossos serviços, desde a simples consulta para a troca de óculos, até à consulta da patologia e à preparação para a cirurgia. Temos um bloco operatório num parceiro localizado a curta distância da nossa clínica, preparamos tudo aqui e fazemos a cirurgia a uma dezena de metros”, evidencia Alexandre Freitas, confiante no sucesso deste projeto. “Existiam muitos pacientes que, devido aos elevados preços praticados no Algarve, se deslocavam a Lisboa para certos exames e tratamentos. Um exame de OCT custa, aqui, 79 euros, quando há clínicas e hospitais a cobrarem entre os 180 e os 250 euros”, frisa. 
Esta postura só é possível porque a filosofia do Grupo Kykus sempre foi de cooperativismo, de ter pouca margem de lucro por cada exame ou serviço prestado, numa ótica de que esses exames ou serviços se reproduziriam em maior quantidade. “É assim que pensamos há 10 anos e as pessoas têm reconhecido o nosso esforço e aderido à Kykus. Sabemos que os portugueses não têm capacidade económica para despender muito dinheiro e, quando se gasta 70 euros numa consulta, mais 70 euros num exame, alguma coisa fica para trás. Muitos dos nossos pacientes têm mais de 60 anos e recebem 200 ou 300 euros de reforma”, destaca Alexandre Freitas.  
Está visto que este grupo empresarial não pensa apenas nos ganhos financeiros de curto prazo, mas também no seu papel social. “Claro que podíamos cobrar mais, mas não sei se ganharíamos mais com isso. Levamos menos dinheiro, as pessoas gostam, são bem atendidas, com equipamentos de última geração e profissionais especializados, voltam e aconselham-nos aos amigos e conhecidos”, salienta Alexandre Freitas, adiantando que não é difícil arranjar estes técnicos e médicos, mesmo tendo que vir de fora da região. E, apesar da abertura da Clínica de Oftalmologia d’Albufeira, mantém-se as parcerias com os dois grandes grupos de saúde a nível do Algarve. “Não é por abrirmos o nosso espaço que devemos esquecer-nos de onde viemos, até porque, um dia mais tarde, não sabemos para onde vamos. No fundo, continuamos a referenciá-los como especialistas, porque há ocasiões em que um paciente vem ter connosco a pensar que é uma situação de oftalmologia e, afinal, é de outra especialidade”.   
A grande diferença, então, é que muitas consultas de especialidade que a kykuseyecare dava antigamente em hospitais da região, estão agora concentradas num espaço próprio, a Clínica de Oftalmologia d’Albufeira. Quanto aos tradicionais protocolos com a ADSE e as seguradoras, também existem. “As pessoas, aqui, fazem tudo, não precisam andar a correr de um lado para o outro. Temos desde os prismas às próteses oculares e à baixa visão, todas as especialidades de oftalmologia”, salienta. Já sobre o futuro, a Deus pertence, como é óbvio, mas o Grupo Kykus não deverá ficar por aqui, com Alexandre Freitas a prometer mais novidades no início de 2017.