Com 18 anos de existência e uma nova diretora artística – a flautista Ana Figueiras, de 2 a 30 de outubro, o Encontro de Música Antiga de Loulé «Francisco Rosado» leva às igrejas do Concelho de Loulé uma programação de excelência que traz ao Algarve os melhores solistas e grupos que pretendem divulgar repertório situado entre a Idade Média e finais do século XVIII, tendo sempre presente a preocupação com interpretações historicamente informadas, tanto a nível da música vocal como da instrumental. O programa desta edição integra, mais uma vez, uma componente pedagógica, de forma a criar um público atento e esclarecido, apreciador de um género musical.
No arranque do evento, a 2 de outubro, a Igreja de Nossa Senhora da Assunção, em Querença, recebe o músico sevilhano Emilio Villalba com o concerto «Secretos Medievales /El sonido olvidado». Segredos esquecidos do artesanato musical medieval ganham vida neste espetáculo composto por peças musicais de cariz andalusí até refinadas composições de trovadores da Europa central.
A 8 de outubro, o Ensemble de Flautas de Loulé, do Conservatório de Música de Loulé, junta-se ao Ensemble Pictórico, da Escola de Música do Conservatório Nacional, para um concerto de música vocal e instrumental do Período Barroco, que terá lugar na Igreja de S. Sebastião, em Boliqueime. O repertório passará por nomes de realce como Claudio Monteverdi, Henri Purcell e G.F. Handël, entre outros grandes compositores do Barroco inicial e tardio.
O Artemandoline Baroque Ensemble leva à Igreja de Nossa Senhora da Assunção, em Alte, no dia 16 de outubro, «Le monde des salons». A música puramente instrumental para bandolim alcançou um alto grau de perfeição no século XVIII. O ambiente requintado dos salões intelectuais e mansões deu uma nova direção artística à música do tempo, revolucionando o gosto e a sensibilidade de um público mais vasto. É esta a proposta do grupo para este Encontro. «O Espelho Quebrado» é o nome do espetáculo que Arte Mínima, projeto dirigido por Pedro Sousa Silva, irá apresentar na Igreja de S. Lourenço, em Almancil, a 22 de outubro. Trata-se de um concerto de flauta em trio com canto e alaúde – repertório para alaúde e voz.
O trio «Os Músicos do Tejo» apresenta um concerto com dois cravos e uma flauta de bisel, numa viagem musical imperdível que acontece a 23 de outubro, na Igreja de S. Francisco, em Loulé. A obra-prima do ilustre compositor Johann Sebastian Bach, composta no fim de sua vida, deixa-nos perplexos pela sua perfeição e pelos enigmas musicais do seu legado. 270 anos mais tarde, o agrupamento brasileiro «Quinta Essentia» apresenta na Igreja Matriz de Loulé esta grande obra em instrumentos históricos. É no dia 29 de outubro.
O último concerto do XVIII Encontro de Música Antiga de Loulé acontece na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Quarteira, a 30 de outubro, com o Grupo de Música Antiga 1500. Esta formação vocal e instrumental dedicada à interpretação da música antiga traz o concerto «Do Divino e o Mundano», uma peregrinação sonora do século XIII ao XVI. O seu repertório compreende desde a música composta nos séculos centrais e finais da Idade Média, até à música do Renascimento e primeiro Barroco, tomando como referência o ano de 1500, que dá nome ao grupo.
Recorde-se que, durantes estes anos, uma cuidadosa escolha de Francisco Rosado, diretor artístico dos Encontros, falecido em setembro de 2015 e que foi o grande mentor deste evento desde a sua génese, tem permitido ao Município de Loulé receber importantes grupos de Portugal, Espanha, Itália, França, Bélgica, Holanda, entre outros, aliando um programa complementar de atividades pedagógicas com diversos workshops e masterclasses. Nesse sentido, a Autarquia de Loulé irá, de novo, prestar homenagem ao homem que elevou o nome deste evento, passando agora a designar-se por Encontro de Música Antiga de Loulé «Francisco Rosado».
Paralelamente aos concertos, o programa deste Encontro integra também iniciativas pedagógicas dirigidas não só a quem exerce a sua atividade na área da música mas também ao público em geral interessado nestas matérias. No fim de semana de 15 e 16 de outubro, das 10h às 13h e das 15h às 18h, o Conservatório de Música de Loulé recebe o Workshop de Manutenção de Flautas, por Julie Dean. Esta é uma das poucas professoras no Reino Unido a lecionar o Método Suzuki para flauta de bisel. Dirige ainda uma loja online, através da qual realiza reparações e manutenções de flautas, e vai estar em Loulé a falar sobre a sua experiência nesta área.
Pedro Sousa Silva apresenta a 23 de outubro, a partir das 10h, na Sala Polivalente do Museu Municipal de Loulé, o Seminário sobre «Ornamentação Barroca». Doutorado em Música pela Universidade de Aveiro, com uma tese que discute a interação entre teoria e prática na interpretação de música do Renascimento, como flautista, é frequentemente convidado nos mais diversos contextos em vários países da Europa. Presentemente tem dedicado especial atenção aos seus projetos «A Imagem da Melancolia, Arte Minima e Mi contra Fá». É professor adjunto na Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo (Porto), integra o centro de investigação CESEM da Universidade Nova de Lisboa e tem dedicado grande atenção ao imenso reportório inédito contido nas fontes portuguesas dos séculos XVI e XVII.
Finalmente, no dia 30 de outubro, Renata Pereira será a responsável pela Masterclass de Flauta de Bisel, que acontece das 10h às 13h e das 15h às 18h, no Conservatório de Música de Loulé. Graduada em Flauta de Bisel, pela Escola de Música de Belas Artes do Paraná, enquanto docente usa o Método Suzuki, sendo fundadora. Como solista foi premiada em concursos destacando. Desde 2006 é flautista e fundadora do «Quinta Essentia».