Portimão volta a aderir às Jornadas Europeias do Património 2016, este ano subordinadas à temática «Comunidades e Culturas», com o FOrA – Festival da Oralidade do Algarve e a 4ª edição da iniciativa «Mexilhoeira Grande - A nossa cultura sai à rua».
Esta sexta-feira, 23 de setembro, a partir das 21h30, no CIRM - Centro de Instrução e Recreio Mexilhoeirense, o FOrA regressa para uma sessão dedicada ao Património Cultural Imaterial da Mexilhoeira Grande. Serão 30 minutos a ouvir as vozes da Terra, as suas histórias, versos, rezas e benzeduras, seguida da atuação, às 22h, do grupo «Os Amigos da Figueira». Pelas 22h30, terá lugar uma mesa-redonda sobre a intervenção da sociedade civil na preservação do património local. A mesa, que contará com a presença de representantes de associações e organizações da Mexilhoeira Grande, versará sobre a partilha do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido em prol da salvaguarda da cultura imaterial da região e do envolvimento da comunidade nessa missão. As atividades têm término marcado para as 24h, com o humor irreverente da carismática D. Alzira, que promete fazer rir o mais sisudo e corar o mais gabarola.
Já no sábado, 24 de setembro, das 14h às 23h, o Adro da Igreja Matriz e as ruas da freguesia são palco para um programa diversificado que permitirá aos visitantes, através de uma mostra e conversas com os protagonistas das principais atividades de cariz «tradicional» rural da freguesia, conhecer e revisitar as artes, saberes e sabores que marcaram o quotidiano de várias gerações. Em destaque estará a gastronomia com petiscos locais, a preços simbólicos, nos restaurantes da vila («A Curva», «A Oficina», «Snack-bar Dream», «Adega Vila Lisa» e «Mexilhoeira-Grande Futebol Clube»), a doçaria local, o medronho, o mel, entre outros produtos, o artesanato com a empreita, vime, cortiça, atabua, rendas e cortiça, a agricultura, o marisqueio, as crenças com mezinhas e rezas, e a música e animação.
Os jogos tradicionais não foram esquecidos e a macaca, o pião, o berlinde, o jogo do burro ou o lencinho da botica são alguns dos jogos tradicionais que poderão ser partilhados em família. O programa oferece ainda várias atividades, entre elas oficinas de construções de terra, pintura de cerâmica com pigmentos, colares em trapilhos, jogos ambientais ou ateliers de amassar pão e de agricultura.
O evento organizado pelo Município de Portimão, através do Museu de Portimão e Junta de Freguesia da Mexilhoeira Grande, conta com a parceria da Associação Grão de Areia, Santa Casa da Misericórdia da Mexilhoeira Grande, Sociedade Recreativa Figueirense, Clube de Instrução e Recreio Mexilhoeirense e «A Rocha», que dinamizam novas iniciativas, entre elas um atelier de pão e de pão doce, um renovado passeio interpretativo pelas histórias das ruas da Mexilhoeira e dois stands, um sobre a ria e o marisqueio, e outro sobre a rica fauna da Mexilhoeira e aspetos da sua conservação. A edição deste ano conta ainda com a parceira da associação «Teia d’Impulsos», entidade organizadora do FOrA – Festival da Oralidade do Algarve e da ACRAL.