A cerimónia de receção aos professores em São Brás de Alportel teve lugar, no jardim da Escola EB 2,3 Poeta Bernardo de Passos, no dia 14 de setembro, data em que iniciou o novo ano letivo para os alunos do pré-escolar, 1.º ano, 5.º e 10.º ano. A normalização dos serviços no setor escolar marcou o arranque das aulas, permitindo que a comunidade são-brasense entre neste novo ciclo voltando às rotinas habituais da época escolar e com os alunos inscritos numa nova fase das suas vidas.
Para começar em pleno, a Câmara Municipal de São Brás de Alportel aproveitou o período das férias de Verão para efetuar algumas obras de manutenção nos estabelecimentos escolares, como a aquisição de novo equipamento, substituição de alguns materiais e a pintura de edifícios. Para além destes melhoramentos, o município construiu passadeiras acessíveis nas escolas EB 1 n.º1, EB 1 n.º2 e na Escola Secundária, intervenções que permitiram melhorar o acesso à entrada das escolas para pessoas com mobilidade condicionada e tornar esta zona mais segura, por exigir a redução da velocidade dos veículos que circulam perto destes estabelecimentos. 
Ciente da importância de um ensino de qualidade e do muito relevante papel que a educação exerce na sociedade civil, o município de São Brás de Alportel assume, junto do Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas, todo um conjunto de medidas de apoio para garantir que todas as crianças e jovens tenham acesso à educação e ao sucesso escolar. A comprovar os excelentes resultados do último ano letivo, concluíram o ensino secundário 56 alunos, foram distinguidos 95 alunos no Quadro de Excelência e três alunos no Quadro de Valor do Agrupamento de Escolas, pela sua prestação no ano letivo 2015/2016. “É sempre com redobrada satisfação que acolhemos, nesta cerimónia de início de ano letivo, os professores, educadores, auxiliares e toda a comunidade educativa, que desempenha um papel preponderante nesta missão maior que é a educação e que representa mesmo um dos mais sólidos pilares da sociedade justa, saudável e feliz que procuramos construir”, declarou o edil são-brasense.
A Cerimónia de Acolhimento dos Professores contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Vítor Guerreiro, dos vereadores Acácio Martins e Marlene Guerreiro, do Delegado Regional da Educação, Francisco Marques, da Diretora do Agrupamento, Nídia Amaro, e do Presidente da Junta de Freguesia, David Gonçalves.