A Autarquia de Loulé assinala, a 22 de setembro, o «Dia Europeu Sem Carros» com um programa de atividades dentro da temática «Mobilidade Inteligente. Economia Forte», dirigidas à população em geral e, em especial, à população escolar, através das quais os alunos terão a oportunidade de conhecer e participar em  diferentes ações e diferentes abordagens. Com o objetivo de envolver a comunidade escolar na filosofia desta efeméride, uma das iniciativas levadas a cabo é «100 Bicicletas na Escola».
A Câmara Municipal lançou o apelo aos estabelecimentos de ensino do 2.º e 3.º Ciclos, Secundárias e Escola Profissional Cândido Guerreiro, em Alte, para que reúnam neste dia, no recinto escolar, no mínimo, 100 bicicletas em cada escola, trazidas pelos alunos, professores, animadores ou auxiliares. Todos os participantes nesta iniciativa, que visa promover a bicicleta como um meio de mobilidade sustentável, vão receber um cartão carregado com viagens para utilizar nos Transportes Urbanos de Loulé, oferecido pela Autarquia e pela empresa Loulé Concelho Global
Entre as 9h e as 16h, a Praça da República, no centro da cidade de Loulé, será o palco principal da dinamização de várias iniciativas que visam a sensibilização para a necessidade de mudança de comportamento face às questões da mobilidade, no sentido de a tornar mais sustentável e menos nociva para o ambiente. As atividades contam com a participação da GNR Escola Segura, lojas de segways, bicicletas, diferentes exercícios físicos ao ar livre, Unidade Móvel do Centro de Saúde, Biblioteca Municipal, Insuflável pedagógico subordinado à temática, entre outros.
Para os responsáveis do Município, ”estas ações que possibilitam alertar a comunidade para as questões relacionadas com a mobilidade, são de extrema importância para que, futuramente, possamos desfrutar de um ambiente mais agradável e saudável, nunca desprezando as mudanças, mesmo que pareçam pequenas, pois a atitude de todos nós pode fazer uma grande diferença”.