A Câmara Municipal de Lagoa, ciente do efeito que medidas tendentes a criar condições de melhor eficiência energética – tanto numa intervenção no sistema de iluminação pública e dos edifícios municipais, como na construção de Centrais Fotovoltaicas para produção de energia própria – virão contribuir para uma progressiva melhoria do ambiente e da qualidade de vida, reduzindo substancialmente os custos da utilização de energia convencional, investiu 437 mil euros durante o ano de 2016, na reformulação das duas áreas de consumo e na criação de fontes próprias de energia.
Na substituição de iluminação pública existente por tecnologia LED foram investidos 62 mil e 264,12 euros (+ IVA), na Rua 25 de Abril e Rua Vasco da Gama (36 luminárias), Rua 1.º de Maio e travessas adjacentes (70 luminárias), em Ferragudo e na Rua de João de Azevedo Lobo (5 luminárias) e Largo do Convento de S. José (7 luminárias), em Lagoa. Em curso e a concluir até ao final de 2016, no montante previsto de 79 mil e 17,26 euros (+ IVA), está a requalificação da iluminação pública da Rampa da Senhora da Encarnação e Estrada do Farol, em Carvoeiro (49 luminárias) e da rede de iluminação pública na Rua da Liberdade, Largo 5 de Outubro, Rua Bombeiros Voluntários de Lagoa, Rua Mouzinho de Albuquerque, Rua Coronel Figueiredo, Rua Dr. João Grade Cabrita Santos, Rua Luis de Camões e Rua Machados Santos, em Lagoa (98 luminárias).
Em edifícios Municipais foram investidos 26 mil e 771,60 euros (+ IVA) na substituição da iluminação desportiva com lâmpadas de descarga por projetores LED no Pavilhão Municipal, em Lagoa. Em curso e a concluir até ao final de 2016, e orçamentada em 22 mil 780,24 euros (+ IVA), está a substituição da iluminação existente na plateia do Auditório Municipal, de iodetos metálicos, por equipamentos com tecnologia LED.
Paralelamente, está em curso a construção de Centrais Fotovoltaicas para produção de energia elétrica a partir de fontes renováveis, na cobertura de vários edifícios municipais, a concluir até ao final de 2016, no montante previsto de 246 mil e 123,68 euros (+ IVA):
– Unidade de Pequena Produção na Escola Básica do 1.º Ciclo de Lagoa;
– Unidade de Pequena Produção no Auditório Municipal;
– Unidade de Produção em Autoconsumo no edifício das Piscinas Municipais;
– Unidade de Produção em Autoconsumo no edifício da central de águas da Cerca da Lapa.
Em todos os procedimentos onde se verifica a construção de nova iluminação pública estão a ser considerados equipamentos com tecnologia LED, cujas vantagens são longa vida útil, manutenção do fluxo luminoso, elevada eficácia luminosa, sustentabilidade, menor tempo de acendimento, ausência de radiação de infravermelhos ou ultra violeta e melhor qualidade de cor. Prevê-se a requalificação de cerca de 500 luminárias por ano – substituição das lâmpadas de vapor de sódio e vapor de mercúrio por Tecnologia LED – a partir do ano de 2017, inclusive, do total das cerca de 12 mil e 500 existentes no concelho de Lagoa.