«O Virar da Página» é um documentário fotográfico produzido em Portugal, sobre a transformação de pessoas que sofreram de crimes violentos. Entre setembro de 2014 e abril de 2015 foram fotografadas e entrevistadas cerca de 30 pessoas que sofreram crimes de violência doméstica, tráfico humano, stalking e outras ainda que ficaram traumatizadas pelo assassinato de alguém que lhes era próximo.
“Lutando contra a sua própria vergonha, medo e vulnerabilidade, pediram ajuda à APAV e aceitaram agora expor as suas histórias pessoais, com o principal objetivo de alertar a sociedade para o fenómeno da violência e encorajar todos aqueles que são vítimas a reagirem à situação e a procurarem apoio”, revela José Sarmento Matos, para quem contar estas histórias foi a oportunidade de mostrar “a que ponto estas pessoas são corajosas, enfrentando uma realidade tão pesada e tão difícil e como ainda têm força para ultrapassar situações que, por vezes, parece não terem saída”. O projeto tem por objetivo abordar não apenas a violência que estas mulheres e homens sofreram, mas essencialmente mostrar como é que as pessoas lidam com os traumas do passado e como convivem no presente com essas vivências traumáticas.
Para ver na Biblioteca Municipal Lídia Jorge – segundas-feiras e sábados, entre as 10h e as 18h, e de terça a sexta-feira, das 9h30 às 19h15. Encerra aos domingos e feriados.