Foi dado mais um passo, no dia 20 de setembro, para que o Café Calcinha volte a abrir as portas ao público e continue a ser um dos espaços de convívio preferidos de louletanos e turistas. Em reunião camarária, a Autarquia de Loulé aprovou a abertura do concurso público para a contratação da concessão de exploração do Café Calcinha, remetendo esta matéria para a Assembleia Municipal de 30 de setembro.
Considerando que o Calcinha tem um importante valor patrimonial e sendo um dos cafés que no Algarve integram a «Rota dos Cafés de Portugal com História», o Município louletano pretende que este espaço mantenha a traça e o mobiliário original, nomeadamente as cadeiras e mesas de madeira e mármore, com o modelo do início do século XX, e os candeeiros Art Deco. Em termos do conceito, a ideia é que continue a funcionar como um estabelecimento misto de restauração e bebidas, agora também com alguma programação de âmbito social e cultural. As obras de remodelação do Café terão início no mês de outubro, prevendo-se que na primeira quinzena de 2017 estejam concluídas.
O Café Calcinha foi durante o último século, e até aos dias de hoje, um marco sociocultural da população local e de todos os visitantes, sendo o único espaço de tertúlia na história da cidade, que lhe configurou o privilégio de ser o estabelecimento mais emblemático e referenciado na história local. Foi classificado como Imóvel de Interesse Municipal em 2012 e, em 2014, adquirido pela Autarquia.