As comemorações do Dia Mundial do Turismo em Portimão são marcadas pela inauguração do Hotel Pestana Algarve Race pelo primeiro-ministro de Portugal, António Costa. A cerimónia agendada para o próximo dia 27 de setembro, a partir das 17h30, tem um significado especial porque há mais de 48 anos que não era inaugurado um hotel de 5 estrelas em Portimão. Localizado no Autódromo Internacional do Algarve, o Pestana Algarve Race Hotel & Resort conta com um hotel de 75 quartos, possuindo também dois bares, um restaurante, piscinas ao ar livre e Magic Spa com piscina interior aquecida, sauna, banho turco e massagens.
No âmbito das comemorações do Dia Mundial do Turismo, também a Associação Turismo de Portimão promove algumas iniciativas alusivas ao turismo no concelho, que pretendem sublinhar a importância desta atividade para a dinamização económica local. A partir das 9h30, no Posto de Turismo de Portimão, de forma a dar as boas vindas aos turistas, haverá uma pequena mostra de produtos regionais, onde os turistas terão a oportunidade degustar licores e doces regionais. Seguem-se, às 10h30, e até às 13h, e das 14h30 às 17h, visitas guiadas gratuitas pelo centro histórico da cidade, que têm o ponto de encontro no Posto de Turismo de Portimão, situado no edifício do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão. Os interessados em participar, deverão fazer a inscrição através do contacto 282402 487 ou do email info@visitportimao.com.
Para além destas iniciativas, alguns membros da Associação de Turismo de Portimão associaram-se também às comemorações do Dia Mundial do Turismo. Assim, no dia 27 de setembro, todos os utilizadores dos serviços de táxis das empresas associadas da ATP, serão agraciados com a entrega de brindes. Para os que gostam de emoção e adrenalina, o Autódromo Internacional do Algarve oferece preços especiais para uma aventura em pista (Hot Lap - Primeiro contacto com a pista para duas voltas alucinantes à pendura de um dos nossos pilotos profissionais. Valor Especial 25€), ou para uma aventura com amigos numa partida de Karts 25 por cento de desconto em todos os alugueres individuais de Karts acima dos 5 minutos).