A Câmara Municipal de Alcoutim decidiu assumir o pagamento do valor referente ao almoço para todas as crianças a frequentar os infantários e as escolas do concelho que frequentam o berçário, creche, pré-escolar, ATL, 1.º, 2.º, e 3.º ciclos, garantindo o acesso à refeição a todos os alunos, aplicando-se ao Ensino Básico o montante referente ao valor não comparticipados pelo Ministério da Educação. A medida visa assegurar uma alimentação equilibrada e adequada às necessidades da população escolar, a satisfação de carências alimentares básicas e representa uma aposta na melhoria da qualidade do ensino.
Conjuntamente, o Município de Alcoutim promove a atribuição de auxílios económicos diretos a nível individual aos alunos do Ensino Básico no valor de 60 euros, aos alunos do Ensino Secundário e Ensino Profissional no valor de 70 euros e aos alunos dos Cursos de Especialização Tecnológica (CET) ou equivalente no valor de 300 euros. A autarquia assegura a organização, financiamento e controlo dos transportes escolares, sendo abrangidos todos os alunos que frequentem o ensino básico e secundário. O serviço de transporte escolar é gratuito para os alunos do ensino básico e ensino secundário.
A Ação Social Escolar traduz-se na implementação de apoios socioeducativos, que promovam a igualdade de oportunidades no acesso à escola e no combate às diversas formas de exclusão social e escolar, criando condições para a realização de aprendizagens significativas por parte de todos os alunos.