As Festas do Pescador estão de volta para animar, homenagear os homens e as mulheres do mar e cumprir uma tradição que soma já 19 edições. Serão de 2 a 4 de setembro, na Praça dos Pescadores, em Albufeira, com atividades que se iniciam às 18h e terminam à 01h, com destaque para os espetáculos de Íris, do XX Festival de Folclore e de Quim Barreiros.
Esta homenagem aos pescadores foi uma ideia lançada em 1997 pelo Rancho Folclórico de Albufeira e logo acolhida pela autarquia local. O propósito foi o de homenagear os homens e mulheres que ao longo de séculos fizeram do mar o seu ganha-pão. De um programa voltado inicialmente para as práticas lúdicas ancestrais, como jogos populares e expressões etnográficas, esta homenagem foi acompanhando as mudanças sociais e já mereceu o destaque de uma publicação municipal intitulada «Gente de Mar».
Nos últimos anos, a Festa do Pescador tem contado com uma forte participação das associações de Albufeira e Olhos d’Água e espetáculos que atraem turistas e pessoas de toda a região à Praça dos Pescadores. Atualmente, o destaque vai para a gastronomia regional a cargo do associativismo, que reaviva diversos pratos tradicionais, como carapaus alimados, choquinhos com tinta, feijoada de búzios, cataplana, xerém, mariscos, os dom-rodrigos e os bolos de figo, de amêndoa e de alfarroba.
O encontro entre ranchos folclóricos regionais e do resto do país com referências ao mar é um dos pontos altos, o mesmo se podendo dizer do espetáculo que encerra o evento. O Festival de Folclore que se insere nesta homenagem vai já na sua 20ª edição. Quanto aos concertos, são da responsabilidade dos Iris, grupo algarvio que junta diversos fãs, graças às suas escolhas temáticas que geralmente refletem o modo de estar e de pensar da população algarvia, mas também do artista popular Quim Barreiros.