No passado sábado, dia 20 de agosto, o Revelim de Santo António, em Castro Marim, encheu-se de encanto e emoção, numa iniciativa inédita de homenagem ao eterno génio da guitarra, Paco de Lucía. A primeira edição de Festival de Lucía, com lotação esgotada, foi um sucesso memorável e trilha o caminho que a Câmara Municipal de Castro Marim quer dar a esta iniciativa.
A plateia cheia, num espetáculo intimista e onde se privilegiou o contacto com o público, desfrutou do concerto de Pedro Jóia Trio, a guitarra de Pedro Jóia, ele próprio um discípulo de Paco de Lucia, o acordeão de João Frade e Norton Daiello no contrabaixo. A voz inigualável e inconfundível de Mariza, a madrinha e embaixadora deste evento, completou a magia desta noite, num espetáculo marcado pela entrega, revelando a fadista uma paixão por este território, ao qual se associou para celebrar o legado de Paco de Lucia.
Paco de Lucía, reconhecido como um dos melhores compositores e guitarristas do mundo, tinha em Castro Marim as suas raízes, mais concretamente em Monte Francisco, terra que viu a sua mãe, Luzia, nascer. É nesta ligação que o Festival de Lucía assenta, homenageando uma guitarra de várias linguagens, cruzamentos e matizes, como a que Paço de Lucia habitou o seu público, mas homenageando também as mulheres, através da memória de sua mãe, cuja alegria e semblante lusitano sempre o inspirou. Ainda este ano, a Câmara Municipal de Castro Marim vai avançar com a construção de um memorial a Paco de Lucia no largo onde viveu a sua mãe, com o objetivo de reforçar o laço ao guitarrista e criar um local de romaria e peregrinação para os admiradores daquele que é o mestre absoluto do flamenco.
De carácter anual, para a 2ª edição do «Festival de Lucía» está já confirmada a presença do produtor Javier Limón, que foi também produtor de vários discos de Paco de Lucía e vencedor de vários Grammys.