A jornalista Paula Moura Pinheiro, autora do programa da RTP2 «Visita Guiada», esteve a gravar em Olhão, concelho que será o «rei» do episódio que vai para o ar no próximo dia 30 de maio, pelas 23h, naquele canal da RTP. Durante dois intensos dias de filmagens, e tendo como convidado o historiador Francisco Lameira, professor da Universidade do Algarve e natural e residente no concelho de Olhão, a jornalista e autora do programa da RTP2 visitou locais tão emblemáticos para a história de Olhão como o Caíque Bom Sucesso, a Ria Formosa, os Mercados, a Igreja Matriz, o Edifício do Compromisso Marítimo ou as ruelas dos bairros da Barreta e do Levante.
O resultado de dois dias intensos de filmagens, a cargo de João Nuno Soares e José António Manso, com assistência técnica de Miguel da Santa, pode ser visto já no próximo dia 30. A produção de conteúdos e edição é de Sara Oliveira. «Visita Guiada» é um programa que dá a conhecer o património cultural português, entendido num sentido alargado e privilegiando as várias regiões de Portugal continental e ilhas. Já deu destaque a locais/espaços tão variados como o Convento de Cristo ou a Sinagoga de Tomar, o Palácio de Fronteira ou o Museu Militar em Lisboa, pelas igrejas do centro histórico de Faro, Museu Municipal Machado de Castro em Coimbra, Castelo e zona histórica de Silves, Paço Ducal de Vila Viçosa, Sé do Funchal, Museu Marítimo de Ílhavo, Igreja de São Lourenço em Almancil ou as tapeçarias de Portalegre, entre outros.
Os mais relevantes edifícios e acervos da história de Portugal são, assim, o grande objeto do programa que trata cada um dos destinos in loco. Os convidados são historiadores e outros especialistas nas matérias em destaque. Os destinos surpreendentes, a revelação de novos especialistas, o rigor da informação, a beleza das imagens e o picante da pequena história por detrás da História são os trunfos que este programa propõe ao telespetador.