O Rotary Club Villeneuve Loubet Baie des Anges (região de Nice, Sul de França) irá entregar à Fundação Irene Rolo uma carrinha adaptada, no próximo dia 3 de junhonuma cerimónia a realizar na sede da referida Fundação, a partir das 15h30. Trata-se de uma viatura de nove lugares, com plataforma de elevação de cadeiras de rodas, sendo que o Rotary Club de Tavira contribuiu igualmente com parte dos encargos alfandegários de mais de 8 mil euros, associados à viatura, a pagar ao Estado dentro de 20 dias.
Tal como ocorreu aquando da doação de outra carrinha adaptada, há cerca de um ano, a Fundação Irene Rolo vê-se obrigada a pagar uma verba considerável em impostos (fiscalidade verde, IVA e taxas alfandegárias). O valor pago em impostos associados às duas carrinhas recebidas ascende os 30 mil euros, situação que penaliza gravemente as instituições solidárias que não dispõem de alternativas para o transporte de pessoas que se deslocam em cadeira de rodas. Para tal facto, já exposto ao Governo, a Fundação não obteve qualquer resposta até ao momento.
O Rotary, enquanto organização que privilegia o desenvolvimento das comunidades, cumpre com esta iniciativa a sua missão ao garantir aos utentes da Fundação Irene Rolo, pessoas com deficiência, um aumento da qualidade dos serviços prestados. A doação da carrinha adaptada, em segunda mão, servirá os utentes que diariamente se deslocam até à Fundação Irene Rolo oriundos de todo o sotavento algarvio e dará, igualmente, resposta às necessidades de transporte em deslocações enquadradas em atividades lúdico-pedagógicas.