Em maio é mês de celebrar o bom tempo, em convívio, com o petisco mais tradicional da época: a caracolada. Para valorizar esta antiga tradição, que é também e cada vez mais uma referência turística no concelho, a Câmara Municipal de São Brás de Alportel lançou mais uma vez o desafio aos estabelecimentos locais para aderirem à «Rota do Caracol», uma iniciativa que desafia os são-brasenses e visitantes a degustar este petisco nos estabelecimentos do concelho.
A VI edição da Rota do Caracol conta com a participação de 12 estabelecimentos: Café Central Mesquita «Bolota» (no sítio da Mesquita); Snack-Bar Café «Correia» (na aldeia de São Romão); Snack-Bar «Manta» (no sítio de Almargens); Bar da Sociedade Recreativa Alportelense e «Café Vitória» (na Aldeia de Alportel); Snack-Bar Pastelaria «Sol Dourado»; Café Restaurante «União»; Restaurante «Kebab and more»; Taberna Zé Oliveira; «Fun & Food» e Snack-Bar «Botinas» (em São Brás de Alportel) e «Casa da Barreira» (em pleno Centro Histórico da Vila). Os estabelecimentos participantes desvendam à mesa os resultados das suas receitas, segredos que passam de geração em geração e escondem na panela muitos segredos de confeção, de ingredientes, de ervas aromáticas e de todo um tesouro de saberes e sabores que vale a pena provar.
A Associação Jovem Sambrasense também se associa à tradição e promove, no fim de semana de 27, 28 e 29, mais um Festival do Caracol, recheado do bom petisco, música e muita animação. A ter lugar no recinto do Polidesportivo Municipal, com início pelas 17h, esta iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal de São Brás de Alportel e apresenta o seguinte programa de animação: sexta-feira o Festival abre portas com o arraial com Rúben Filipe e encerra com DJ Rodrigo, no Sábado, Chunky Trio, Academia de Salsa do Algarve, Duo Valter e Canário e a conceituada Rosinha sobem ao palco do certame. O último dia de Festival, domingo, inicia com Fado, pela Ondina Santos, Nuno Martins e Ricardo Martins, segue-se um pezinho de dança ao som da dupla Nestor e Nuno. O final da noite reserva ainda a atuação do artista Saúl, bem conhecido do grande ecrã.