No âmbito do ciclo «Passeios na história de Tavira» realiza-se, no dia 4 de junho, pelas 10h30, no Museu Municipal de Tavira – Palácio da Galeria (sala do Serviço Educativo), a palestra «O recolhimento de São João Baptista de Tavira» (1747-1878), sob a orientação do Historiador de Arte, Marco Sousa Santos.
Fundado, em 1747, pela fidalga tavirense Dona Francisca Josefa de Melo Ribadaneira, sob a proteção do arcebispo-bispo D. Frei Inácio de Santa Teresa, o Recolhimento de São João Baptista de Tavira, situado na Corredoura, foi um dos cinco recolhimentos fundados na região algarvia. Destinado a recolher temporariamente mulheres em situação de fragilidade, esta casa de tipologia invulgar, até agora praticamente ignorada pela historiografia, manter-se-ia em atividade até 1878.
Marco Sousa Santos é licenciado em Património Cultural e Mestre em História da Arte pela Universidade do Algarve. É autor de várias publicações versando temas relacionados com a arquitetura religiosa da Idade Moderna e com a história e o património do Algarve. Em 2015, foi um dos vencedores da 1.ª edição do Prémio Nacional de Ensaio Histórico António Rosa Mendes.
«Passeios na História de Tavira» tem como finalidade dar a conhecer o passado da cidade, a paisagem urbana, os monumentos e as personagens históricas, bem como sensibilizar para a necessidade de proteger e valorizar a herança patrimonial. A inscrição é gratuita e obrigatória e destina-se ao público em geral (número máximo de 50 participantes).