O município de Vila do Bispo esteve em Braga, no dia 24 de maio, no decorrer do seminário intitulado «Projetos de I&D ao Concelho de Vila do Bispo», para dar a conhecer alguns dos muitos aspetos da sua diversidade e alguns dos projetos de investigação que têm sido desenvolvidos no seu território, em áreas tão diversificadas como a História, a Arqueologia, a Arqueologia Subaquática, a Biologia, a Geologia e a Paleontologia. A iniciativa aconteceu nas instalações da UM-Cidades, na Universidade do Minho, Campus de Braga, a convite do presidente daquele organismo, Paulo Cruz, na sequência do Prémio Município do Ano 2015 (vencido por Vila do Bispo) e do Seminário «Potencialidades de um Concelho - Vila do Bispo num só dia», organizado pela autarquia Vila-bispense, no dia 18 de janeiro. 
Os investigadores convidados levaram a cabo seis comunicações. A primeira foi subordinada ao Património Histórico e Cultural do Concelho (Artur de Jesus, Câmara Municipal de Vila do Bispo), a segunda deu a conhecer a investigação arqueológica desenvolvida no território (Nuno Ferreira Bicho, Universidade do Algarve), seguindo-se as referentes ao Projeto Life Charcos (Margarida Cristo, Universidade do Algarve), à Geologia e a Paleontologia (Beatriz Tomás Oliveira) e à Arqueologia Subaquática (Jorge Russo, Centro de Investigação Naval). O encontro terminou com a apresentação das potencialidades de Vila do Bispo, nas mais variadas vertentes, por parte do presidente da Câmara Municipal, Adelino Soares, que liderou a delegação de investigadores à capital minhota.
Merece destaque o facto de esta sessão ter sido assistida por um número importante de estudantes universitários, nacionais e estrangeiros, da área da educação, que demonstraram, também, todo o interesse nos roteiros turísticos do concelho.