A Associação de Basquetebol do Algarve, em parceria com a Câmara Municipal de Olhão, candidatou-se e foi selecionada para organizar a Final da Taça de Sub 18 da modalidade, que decorre na cidade olhanense nos dias 4 e 5 de junho. Para o presidente da Associação de Basquetebol do Algarve, Eduardo Cruz, esta candidatura vem reconhecer a atividade que o Ginásio Clube Olhanense tem feito pelo basquetebol. “Este clube de Olhão é um dos pilares regionais da modalidade e foi mesmo o clube fundador da Associação de Basquetebol do Algarve”. “Esta é uma oportunidade de as entidades a nível nacional verem que Olhão tem potencialidades para realizar um conjunto de competições nacionais, que podem projetar o basquetebol e valorizar o que é feito aqui pelo desporto. Gostaria também de ressalvar o apoio que a Câmara de Olhão nos deu desde o primeiro momento, o que foi, sem dúvida, um dos motivos principais pelos quais ganhámos a realização desta Final da Taça”, destacou Eduardo Cruz.
O Ginásio Clube Olhanense, em cujo pavilhão decorrem os jogos, participou na 2ª Fase Nacional de Apuramento – Zona Sul, tendo ficado a um passo de garantir presença nesta Final da Taça. Marcam presença na Final da Taça o Clube União Sportiva, dos Açores, o Clube Desportivo Francisco Franco, da Madeira, o Galitos Futebol Clube, da Zona Sul, e o Sport Clube Beira-Mar, em representação da Zona Norte. Os jogos disputam-se nos dias 4 e 5 de junho, com jogos agendados para as 15h e 17h de sábado e 9h30 e 11h30 de domingo.
Ao todo, serão 64 atletas e respetivas famílias, 8 juízes e staff da organização, que ao longo dos dois dias de competição “terão uma ação relevante na economia local no que diz respeito, por exemplo, ao alojamento e à alimentação”, remata o presidente da Associação de Basquetebol do Algarve, sedeada em Olhão. Parceira desta entidade desde o primeiro momento no apoio à candidatura de Olhão foi a Câmara Municipal. “Este é mais um exemplo da política deste Executivo de promoção da prática desportiva, sobretudo junto dos mais jovens”, considerou o presidente da edilidade, António Miguel Pina.