Os pescadores olhanenses voltam a ser homenageados pela autarquia local a 31 de maio, num concelho de mar e de mareantes onde muitos são aqueles que ainda fazem da pesca o seu modo de vida. As comemorações oficiais têm início às 16h, com a cerimónia de entrega de distinções aos pescadores de Olhão, a ter lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Serão atribuídas distinções nas áreas do arrasto, cerco, polivalente local e costeira, armação, aquacultura (moluscicultura), mariscador apeado, mulher na pesca e na aquacultura, pescador mais novo, maquinista marítimo, pescador em progressão, indústria conserveira e o Prémio Mérito na Pesca, a maior distinção do dia.
Às 16h45, ainda naquele local, decorre o lançamento oficial do projeto «Cidadania Marítima», da responsabilidade da Autoridade Marítima. A tarde prossegue no Museu Municipal de Olhão, um local com uma carga simbólica muito forte, uma vez que foi naquele edifício que em tempos funcionou o Compromisso Marítimo. Às 17h30, será lançada a Revista de Estudos Marítimos do Algarve – Embarco.
Trinta minutos mais tarde, lugar para a inauguração da exposição «Mãos do Mar de Olhão», uma seleção de fotografias de várias épocas que fazem parte do espólio do Museu Municipal de Olhão e que retratam o dia-a-dia dos ofícios ligados ao mar. As comemorações do Dia Nacional do Pescador em Olhão encerram no Museu Municipal, com uma degustação de pescado das lotas nacionais (cavala e carapau), iniciativa da responsabilidade da Docapesca.