Um grupo de amigos do concelho de Portimão constituído por cerca de 15 pessoas, entre elas crianças, juntaram-se e criaram o 1.º Rancho Folclórico de Portimão. A ideia surgiu a partir da paixão dos vários elementos pelo folclore e pela vontade de dar a conhecer esta cultura dentro e fora de Portugal. Como defensores da cultura da cidade, o grupo tomou a iniciativa de formar um Rancho como forma de preservação dos usos e costumes populares, divulgando e promovendo a cidade de Portimão e a região do Algarve, contribuindo assim para seu o enriquecimento social e cultural.
O 1.º Rancho Folclórico de Portimão através da sua música e da sua dança pretende evocar o Folclore como símbolo da cultura da sua localidade e da sua importância na identidade do povo, das suas tradições e dos costumes populares que deverão ser transmitidos de geração em geração. No Rancho Folclórico de Portimão encontram-se alguns elementos com vasta experiencia em folclore, sendo que a componente musical será constituída por várias cantadeiras, por acordeonistas e por tocadores de vários instrumentos. Na dança serão ensaiadas as danças típicas do Algarve, como a Alma Algarvia e a Tia Anica de Loulé, corridinhos típicos entre outras e músicas e danças antigas e inéditas.
Este grupo pretende «chamar as pessoas» para o Rancho Folclórico, chamar toda a comunidade sem distinção de todas as faixas etárias e de todas as nacionalidades e tem como principal objetivo congregar em torno de si os portimonenses e seus descendentes que vivem no concelho de Portimão e concelhos limítrofes, contribuindo dessa forma para manter intatos os seus laços culturais e afetivos à sua região de origem. Inicialmente, irá ocupar as instalações do Clube Recreativo Carrasquense que disponibilizou a sua sede para os ensaios que terão lugar às sextas-feiras, pelas 21h.