A Praça da República recebeu, no dia 29 de maio, a
cerimónia de encerramento da edição de 2016 da Baja de Loulé-Alcoutim-Almôdovar,
consagrando os vencedores que aceleraram pelos trilhos da Serra do Caldeirão, na
prova elegível para os campeonatos nacionais de TT.
Desde muito cedo se percebeu que Miguel Barbosa, navegado
por Miguel Ramalho no Mitsubishi Racing Lancer vinha para vencer. Sendo a
segunda viatura em pista, fez uma prova ao ataque e, à passagem pelo primeiro
controlo, já liderava a prova. Mantendo um ritmo elevado foi gradualmente
aumentando a sua vantagem, para somar a quinta vitória na prova algarvia.
O seu mais direto adversário, João Ramos, na Toyota Hilux acompanhado
por Vítor Jesus, entrou ao ataque com uma vitória no Prólogo, mas não conseguiu
acompanhar o ritmo do adversário. Estes dois participantes foram prejudicados
no final do 1.º setor seletivo, quando apanharam um concorrente atrasado em
pista que impediu a marcha normal. A fim de garantir o rigor desportivo, a
organização optou por atribuir um tempo de referência (do 3.º participante em
pista) e repor a competitividade para o 2.º Setor.
Aproveitando da melhor forma alguns percalços de João Ramos,
a dupla Nuno Matos e Filipe Serra, que estiveram próximos das viaturas da
frente, levaram o Opel Mokka à 2ª posição final, relegando o piloto da Toyota
para o último lugar do pódio. De referir a boa prova de Pedro Ferreira/Valter
Cardoso, com o Amarok a suplantar os problemas de juventude que o assolaram no
início do campeonato. César Sequeira e Tânia Sequeira (Isuzu) venceram entre os
T2 e Adelino Oliveira/Ezequiel Fragoso (Mitsubishi) venceram entre os T8. Na
competição reservada à Taça FPAK, só se fez o primeiro setor seletivo, sendo os
melhores Pedro Valério/Luís Bento (Nissan).
Nas motos, Sebastian Buhler venceu pela primeira vez uma
prova do CNTT aos comandos de uma Yamaha da classe TT1, depois de uma luta
acesa com Gustavo Gaudêncio até ao final do primeiro setor seletivo, com o
piloto ribatejano da Honda a sofrer alguns problemas e a perder o segundo posto
no final para António Pereira (Yamaha), o melhor dos TT2, mas ainda assim a
conseguir ser o melhor nos TT3. O vencedor entre os veteranos foi Sandro
Carolino (KTM), na Promoção o melhor foi Tiago Santos (Suzuki) e Flávia Rolo
(KTM) venceu entre as senhoras. A prova fica também marcada pela queda de
António Maio no prólogo, que provocou lesões que impediram o campeão nacional
de continuar no evento.
Nos quads, Beto Borrego (Yamaha) voltou a impor a lei do
mais rápido, com o piloto alentejano a manter a invencibilidade na temporada de
2016. Seguiram-se no pódio Arnaldo Martins (Suzuki) e Fábio Ferreira (Yamaha).
Nota ainda para o 4.º lugar do piloto de Monchique, José Nunes (Suzuki).
Na cada vez mais popular categoria dos UTV/Buggies, o
vencedor foi o líder do campeonato, João Dias (Polaris), navegado por João
Miranda, seguido de Ricardo Carvalho (Yamaha) e Pedro Santinho Mendes
(Polaris). De referir que o primeiro líder foi o espanhol Roberto Viñaras que
venceu o prólogo, e abria a pista mas desistiu após o primeiro controle de
passagem.
A Baja de Loulé 2016 foi uma organização do Clube Automóvel
do Algarve sob a égide da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting e da
Federação de Motociclismo de Portugal, contando com o apoio dos municípios de
Loulé, Alcoutim e Almodôvar, Solverde – Casinos do Algarve, Hydraplan e
Acrimolde.Fotos: Sérgio Palma-FotoConcepts, e de imprensa A2Comunicação