O Concelho de Lagoa recebeu com grande entusiasmo as festividades relacionadas com o Divino Espírito Santo, tradição açoriana este ano recriada no Algarve, no âmbito das relações existentes entre os dois Municípios de Lagoa (Algarve e Açores), geminados desde 16 de janeiro de 2008.
Todas as freguesias do concelho receberam a atuação do Grupo de Cantares de Santa Cruz, começando por Porches, com um concerto na Igreja Matriz no dia 20 de maio, a que se seguiu, a 21, uma atuação no Largo Rainha D. Leonor, em Ferragudo e na Igreja Matriz de Estômbar. Nesse mesmo dia, pelas 21 horas, a cidade de Lagoa recebeu a cantora Joana, no espaço exterior do Auditório Municipal.
No dia 22, domingo, decorreu em Lagoa o ponto alto do evento com a recriação da Festa, que teve início com um cortejo do quarto do Divino Espírito no Convento de São José – no qual a Coroa esteve exposta – para a Igreja Matriz, onde se realizou a Missa em que se celebrou a Solenidade da Santíssima Trindade, presidida pelo Padre José Nunes, com apontamentos do Grupo Coral Litúrgico da Paróquia de Lagoa e do Grupo de Cantares de Santa Cruz dos Açores.
Seguiu-se uma procissão pelas ruas da cidade, com forte participação popular e da qual fizeram parte os executivos de ambas as Câmaras, o Presidente da Assembleia Municipal de Lagoa, os Presidentes de todas as Freguesias do Concelho de Lagoa, a Presidente da Junta de Santa Cruz de Lagoa - Açores, a Comitiva da Casa dos Açores no Algarve e os Agrupamentos de Escuteiros de Lagoa, Estômbar, Mexilhoeira da Carregação e Parchal. Durante a procissão ecoaram pelas ruas da cidade os cantares do Grupo de Santa Cruz, do Rancho Folclórico do Calvário, acompanhados pela Banda Filarmónica de Silves convidada para abrilhantar a procissão ao som do Hino do Espírito Santo.
No final da procissão, a Coroa do Espírito Santo foi colocada para contemplação dos participantes no átrio do Auditório Municipal, depois de efetuada a devida homenagem a este principal símbolo das Festas do Divino Espírito Santo. Seguiu-se a tradicional refeição «Sopas do Divino Espírito Santo», massa sovada e arroz doce, confecionados por um grupo de cozinheiras dos Açores, com a participação de mais de 600 pessoas que puderam descontraidamente saborear este ícone da gastronomia açoriana, acompanhado da animação do Rancho Folclórico do Calvário e do Grupo de Cantares de Santa Cruz.