O novo Sistema de Normalização Contabilística para as Administrações Públicas – SNC - AP, que irá entrar em vigor em janeiro de 2017, foi apresentado em Albufeira, no dia 20 de maio, perante uma plateia constituída essencialmente por técnicos das autarquias com responsabilidades na área contabilística e financeira. A sessão de esclarecimento foi da responsabilidade do Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes (ISMAT), que convidou dois conceituados especialistas para falar sobre a matéria: Inna Choban de Sousa Paiva e Pedro Soutelinho Correia Ribeiro, ambos docentes da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. 
Na sessão de abertura, o presidente da Câmara Municipal de Albufeira referiu que a atual legislação encontra-se bastante dispersa, verificando-se a necessidade de uniformizar procedimentos. “Esta legislação é muita técnica e de uma enorme complexidade. Muitas vezes surgem dúvidas e por vezes não há respostas. Considerando que estamos a lidar com uma área em que é fundamental a transparência e o rigor, torna-se imprescindível a clareza de raciocínio e a existência de uma visão abrangente”, destacou. Carlos Silva e Sousa sublinhou ainda a importância de se realizarem formações e workshops que possam dissipar todas as dúvidas existentes antes da entrada em vigor do SNC – AP.
O diretor do ISMAT, por sua vez, aproveitou para apresentar o Instituto que há cerca de 20 anos é responsável por formar uma parte dos recursos humanos da região, tendo feito questão de referir as licenciaturas de Arquitetura e Direito “como os únicos cursos existentes na área a sul do Tejo”. Rui Loureiro informou que dos atuais 400 alunos, 80 por cento frequentam aquele estabelecimento de ensino, que faz parte do grupo Lusófona, em regime pós-laboral e 20 por cento em regime diurno, tendo sublinhado a existência de cursos livres, ações de formação, workshops e pós-graduações, nomeadamente a de Contabilidade Pública (SNC – AP), a realizar brevemente. O responsável do ISMAT destacou ainda o protocolo de colaboração que as duas entidades mantêm há vários anos (desde 2010) que, para além de possibilitar a organização deste tipo de eventos permite que os funcionários da Autarquia e os seus familiares frequentem os cursos com redução de propinas.            
Refira-se que o novo SNC – AP, aprovado pelo Decreto-Lei 192/2015 (11 de setembro), irá entrar em vigor a 1 de janeiro de 2017, passando a contemplar os subsistemas de contabilidade orçamental, contabilidade financeira e contabilidade de gestão.