A equipa de jornalistas do programa sobre gastronomia e turismo «A cuerpo de rey», um dos sucessos de antena da rádio espanhola Cadena Cope Extremadura, está de volta a Portugal a convite da Região de Turismo do Algarve (RTA) para gravar as suas últimas quatro edições especiais sobre o Algarve. Encerrando o ciclo de visitas pelos 16 concelhos algarvios, a equipa vai estar nos dias 23, 24 e 25 de maio, desta vez em Lagoa, Albufeira, Loulé e Faro, para produzir um programa dedicado ao Algarve, essencialmente sobre a importância do património cultural e da gastronomia regional.
A visita é acompanhada pelos presidentes de câmara locais e pelo presidente da RTA, e inicia-se com uma passagem por Lagoa, incluindo um almoço na Praia dos Caneiros, em Ferragudo, e a visita ao Sítio das Fontes e à Quinta dos Vales, onde será feita, respetivamente, uma degustação de tiborna e uma prova de vinhos. Em Albufeira, a equipa irá visitar o centro histórico e o Museu Municipal de Arqueologia, seguindo para um passeio de barco pela Costa. Esta passagem incluirá ainda um jantar nos Olhos de Água.
Já em Loulé, a equipa terá oportunidade de visitar toda a zona histórica, percorrendo o Castelo, a Nossa Senhora da Conceição, entre outros monumentos. Também neste concelho a equipa degustará um almoço num restaurante gourmet. Por fim, após uma passagem por Vilamoura onde desfrutarão da paisagem da Marina, a visita em Faro vai passar pelo Centro Interpretativo do Arco da Vila, Museu e Sala da Pintura Antiga, Torre da Sé e Claustros, e ainda ao Farol de Santa Maria, na ilha da Culatra. O almoço será servido nas ilhas-barreira da ria Formosa. “Ao longo das suas visitas ao Algarve, queríamos que os jornalistas espanhóis percebessem, e dessem a conhecer, não só os destinos mais populares de cada concelho, mas também alguns segredos da cultura e gastronomia das várias regiões. Por isso, desenhámos um itinerário que transmitisse todas as valências do património algarvio”, refere o presidente Desidério Silva.
Ao final de seis visitas de familiarização da estação de Badajoz com o destino turístico, numa organização da RTA em parceria com os municípios, a equipa passou por Albufeira, São Brás de Alportel, Olhão, Tavira, Aljezur, Vila do Bispo, Monchique, Alcoutim, Castro Marim, Vila Real de Santo António, Lagos, Portimão, Silves, Lagoa, Loulé e Faro. As emissões do programa «A cuerpo de rey» são transmitidas a milhares de ouvintes da Extremadura, com mais de um milhão de habitantes, e esta comunidade autónoma é uma das apostas promocionais da RTA no mercado espanhol, que está em franca expansão no Algarve.