As Ermidas de São Sebastião e de Santa Ana, em Tavira, vão ser alvo de obras de conservação. A autarquia local considera que estes templos, cuja última reabilitação e restauro ocorreu em 2006, apresentam diversas patologias que necessitam de ser supridas, tendo adjudicado à empresa Ambartrans – Transportes, Lda. a presente empreitada pelo valor base de 46 mil e 986,22 euros, + IVA.
A intervenção prevista para a Ermida de São Sebastião contempla a regularização de rebocos e pintura exterior, limpeza de cantarias, recuperação de vãos exteriores e tratamento de gradeamentos, bem como substituição de uma área do pavimento interior. Construída no século XVII e remodelada no século XVIII, esta igreja de arquitetura barroca foi considerada de valor concelhio, em 1977.
A obra de conservação pensada para a Ermida de Santa Ana inclui, igualmente, a regularização de rebocos e pintura interior e exterior, limpeza de cantarias, recuperação de vãos exteriores, tratamento de gradeamentos e, ainda, substituição de telhas na cobertura. O templo remonta à Idade Média, sendo um dos mais antigos de Tavira. Durante a primeira metade do século XVIII recebeu obras, tendo sido, posteriormente, adaptado a capela do Palácio do Governador e Capitão-General do Algarve depois deste se transferir para Tavira, em 1756, na sequência do terramoto. A Ermida de Santa Ana adquirida pela edilidade, em 1936, à semelhança da Ermida de São Sebastião, foi classificada como imóvel de valor concelhio, em 1977.