O Dia Mundial do Ambiente celebra-se anualmente no dia 5 de junho com o objetivo de alertar as populações e os governos de todo o mundo para a necessidade de preservar o meio ambiente e salvar o planeta. À semelhança de anos anteriores, o Município de Albufeira associa-se às comemorações através da realização de um programa, que este ano decorre no dia 3 de junho, a partir das 10h, no Auditório Municipal de Albufeira.
A iniciativa que promete animar centenas de crianças dos jardins de Infância, escolas do 1.º ciclo e utentes dos centros de dia do Concelho é realizada em parceria com a empresa Ecoambiente, no âmbito das atividades de educação ambiental realizadas pelo Município ao longo do ano. No dia 3 (sexta-feira), o programa tem início marcado para as 10h com a apresentação da peça «Vamos Proteger o Oceano Arrefecendo a Terra». O Planeta Terra, o Urso Polar Koda e a Mãe Natureza são as personagens desta história que vai chamar a atenção para o impacto das alterações climáticas nos Oceanos, nomeadamente na alteração das Correntes Oceânicas e na Fauna Marítima.
Dinamizada pela «Fun Science, Ciência Divertida®», a peça é baseada num conceito inovador e pioneiro na Europa e em Portugal na área do ensino experimental, que consiste no desenvolvimento de programas educativos e de entretenimento que abordam as áreas do conhecimento científico, social e ambiental, de forma diferente, informal e divertida. Segue-se uma Mostra de Atividades Ambientais, onde vão estar patentes os trabalhos realizados pelos alunos do 7.º A, da Escola Básica 2,3 Professora Diamantina Negrão intitulado «Energias Renováveis» e por um grupo de utentes da Casa de Repouso Sra. da Guia, este último sob o mote «A Nossa Praia Limpa».