A Sala de Conferências da Quinta de Marim, em Olhão, recebeu, no dia 6 de abril, os cerca de 500 participantes que estiveram na Final do Projeto Fórum Água Jovem 2016, este ano subordinado ao tema «Descobre a casa comum – Faz a tua parte».
O dia começou cedo, pelas 9h30, com a receção de todos os participantes, alunos, professores, colaboradores do projeto, entidades organizadoras, entre outros, que durante toda a manhã cumpriram com várias «obrigações», desenvolvidas em diferentes etapas do percurso, com vista à proteção do ambiente e, neste caso, da nossa Ria Formosa. Uma viagem matinal com várias paragens que culminou com um piquenique conjunto para recuperação de energias, que iriam dar continuidade a este grande dia dedicado ao Planeta.
O Projeto Fórum Agua Jovem deste ano superou significativamente a participação do número de escolas relativamente aos anos anteriores, sendo que se destacam pelo número de trabalhos apresentados os concelhos de Albufeira, Faro, Olhão e Silves. Facto este que é motivo de muito orgulho para as várias entidades Organizadoras, considerando haver um aumento exponencial naquelas que são as preocupações ambientais com o nosso Planeta e com a nossa região, sendo fundamental uma maior pro-atividade dos nossos jovens para que todos possamos fazer a diferença.
Este concurso, para além de educativo, não deixa de ser divertido e sempre muito emotivo, e com uma elevada qualidade dos trabalhos que todos os anos são apresentados. Não obstante, o principal objetivo prende-se com a sensibilização de todos os jovens do Algarve, que frequentem o 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico do Algarve, para o conhecimento e a preservação do património água. O Concurso Água Jovem é promovido pela Águas do Algarve, S.A., Agência Portuguesa do Ambiente e Mundo Aquático SA (Zoomarine), contando ainda com o apoio do Grupo Hubel.