Foi finalmente desbloqueado o longo impasse que envolvia a operação de requalificação urbanística do Largo das Mouras Velhas, em Faro. A intervenção ficará a cargo do consórcio CPE/Teixeira Duarte e, para além do arranjo estético e repavimentação do piso, prevê a criação de uma bolsa de estacionamento gratuito, bem no centro da cidade, num investimento de cerca de 309 mil euros.
A nova vida do Largo das Mouras Velhas resulta da redução do objeto do contrato de concessão firmado com este consórcio em 2003, que previa a construção e exploração de dois parques públicos de estacionamento subterrâneo, na Pontinha (atualmente em funcionamento e explorado pela CPE/Teixeira Duarte) e no Largo das Mouras Velhas – este nunca executado, por se considerar inviável económica e financeiramente. A proposta de redução do objeto contratual foi apresentada à reunião pública da Câmara Municipal de Faro e passou com os votos favoráveis do Presidente e dos vereadores da coligação e a abstenção dos vereadores da oposição.
Com esta alteração do contrato, que em nada onera o Município, fica resolvido a contento da população, um problema que subsistia há mais de 13 anos. Na verdade, já desde meados do século passado esta praça central aguardava soluções urbanísticas que nunca se concretizaram, mantendo-se até aos nossos dias sem qualquer intervenção urbana que o dignificasse.
Esta intervenção, para além de abranger o referido Largo, estende-se pela Rua de Portugal, com incidência na zona fronteira ao Teatro Lethes (antigo Colégio de Santiago Maior) incluindo a área pedonal (passeio) circundante da Unidade de Saúde Familiar Ria Formosa. A requalificação pretendida com esta intervenção foca-se essencialmente na dignificação do espaço público regrando a sua utilização tanto a nível viário como pedonal, sendo para tal reordenado o parqueamento e circulação automóvel e humanizada a vivência urbana através da criação de uma zona de estar e lazer.
Nela estão previstas a repavimentação de toda a área de circulação rodoviária e parqueamento automóvel com pavimento betuminoso; a criação de novos passeios nas áreas de percursos pedonais e a regularização dos existentes. Contempla-se ainda a colocação de bancos, papeleiras e rampas de acessibilidade, a reformulação das infraestruturas e equipamentos relativos à iluminação pública, sendo para tal criada uma nova rede de iluminação através de luminárias com óticas em LED.