A Comissão Política Concelhia do Partido Social Democrata de Castro Marim vai mandar celebrar uma missa em memória de Francisco Sá Carneiro, um dos fundadores do PPD/PSD, no próximo dia 4 de Dezembro, na Igreja de Nossa Senhora dos Mártires, em Castro Marim, pelas 19h.
Francisco Sá Carneiro faleceu a 4 de Dezembro de 1980, vítima de um trágico acidente de aviação, em circunstâncias ainda por explicar, quando se deslocava para o comício de encerramento da candidatura do General Soares Carneiro à Presidência da República, na cidade do Porto. Nesta viagem fatídica acompanhavam o então primeiro-ministro, Amaro da Costa, o ministro da Defesa e a companheira de Sá Carneiro, Snu Abecassis.
Quando o país vive momentos de alguma conflitualidade política, torna-se imperioso recordar o ideário político de Francisco Sá Carneiro: “A pessoa humana define-se pela liberdade. Ser homem é ser livre. Coarctar a liberdade é despersonalizar, suprimi-la, desumanizar. A liberdade de pensar é a liberdade de ser, pois implica a liberdade de exprimir o pensamento e a de realizar na acção”. Com a missa em memória do fundador do PPD/PSD, que será celebrada pelo padre Adelino Dias Ferreira, o PSD de Castro Marim pretende evocar um dos maiores estadistas portugueses, 35 anos depois da sua morte, para lembrar o seu legado político e o incontornável ímpeto reformista que colocou ao serviço do Portugal democrático.