A história não muda, mas todos os anos o Presépio de Natal Animado de Lagos tem novidades, fruto da vontade de José Cortes surpreender o seu público. Há anos que o lacobrigense se entretinha com pequenos presépios, no entanto, e devido à sua vida profissional (era proprietário de uma loja de vestuário no centro histórico de Lagos), nunca se conseguiu dedicar a esta paixão tanto quanto gostaria. Em 2011, e porque já tinha na ideia a sua reforma, começou, logo em janeiro, a pensar num presépio, mas desta vez em maior escala. Entrou na sua garagem e aí se esqueceu do tempo.
Começou por imaginar como gostava que tudo ficasse. Deitou de imediato mãos à obra, ainda que só a partir de agosto desse ano (altura em que trespassou o seu negócio), tenha podido dedicar-se, a tempo inteiro, a este sonho. Foram necessárias inúmeras horas para a procura dos materiais certos, das cores certas, dos bonecos certos. E uma dose muito bondosa de paciência.
Em dezembro de 2011 abriu pela primeira vez ao público escolar e, mais tarde, toda a população foi convidada a conhecer o seu presépio. Foi um sucesso, que se repetiu nos anos seguintes também. Tanto que só pensa em ir aumentando o seu presépio animado, ora com mais figuras, ora com mais movimento, ora com mais cor. Os materiais, à base de esferovite, madeira e pedra, são ora pintados, ora esculpidos com muita paciência e entusiasmo.
São agora centenas de figuras articuladas que nos transportam para o mundo mágico do Natal, num Presépio de Natal Animado pode ser visitado do 19 de dezembro a 7 de janeiro, entre as 15h e as 19h, na rua 5 de Outubro, n.º18.