As praias do concelho de Loulé recebem, de 21 a 28 de novembro, mais uma edição do Campeonato do Mundo de Pesca Desportiva, na vertente de Surfcasting (mar-costa), uma prova que tem o aliciante extra do atual campeão ser da casa. João Cordeiro, pescador do Sport Clube Escanxinas, de Almancil, vai assim defender o título num local que conhece como a palma das suas mãos mas, em conversa com o Algarve Informativo, o técnico de turismo de profissão explica que são muitos os fatores que contribuem para o sucesso nesta modalidade pouco divulgada no nosso país.

Entrevista: Daniel Pina

Foi em França que João Cordeiro se sagrou, no ano transato, campeão do mundo de pesca desportiva, na modalidade de surfcasting, ou mar-costa, como é designada em português, mas o pescador do Sport Clube Escanxinas, de Almancil, iniciou-se bem cedo nestas lides e os títulos também começaram a aparecer rapidamente. Licenciado em Turismo e técnico de turismo a tempo inteiro, o algarvio de 32 anos foi um dos mais recentes convidados da iniciativa da Câmara Municipal de Loulé «Individualidades na escola», onde explicou aos alunos que este tipo de pesca é realizado a partir de praias, da areia para a água.
Mais tarde, já em conversa com o Algarve Informativo, chamou a atenção de que algumas das praias mais famosas do concelho de Loulé foram escolhidas precisamente para receber o Campeonato do Mundo de 2015, designadamente as do Garrão, Ancão, Quinta do Lago e Loulé Velho, facto que não se deve ao atual campeão ser natural deste concelho. “Já se sabia que ia ser disputado no Algarve, o local foi alterado da Manta Rota para Loulé, mas a nacionalidade do campeão em título não influencia em nada a escolha do país anfitrião. O evento é organizado pela FIPS – Fédération Internationale de la Pêche Sportive, que depois delega a responsabilidade à Federação Portuguesa de Pesca Desportiva, que por sua vez delega na Associação Regional de Pesca Desportiva do Algarve, para trabalharem em conjunto com os clubes locais”, esclarece o pescador amador, confirmando que são muito poucos aqueles que conseguem viver somente dos patrocínios concedidos por marcas especializadas.
Apesar de ser um desporto pouco mediatizado, e amador, João Cordeiro sublinha que existem perto de dois mil pescadores federados, divididos pelo campeonato regional (duas divisões) e nacional (três divisões). E é na primeira divisão do Campeonato Nacional que encontramos o louletano, juntamente com outros 23 colegas, sendo que os seis primeiros têm acesso direto à seleção nacional. O título de campeão nacional está também nas mãos do entrevistado que, curiosamente, saltou logo de júnior para a terceira divisão do campeonato nacional, em virtude de ter ganho medalhas em competições internacionais dessa categoria. Ou seja, à primeira vista a pesca mar-costa pode parecer mais um hobby, mas é um desporto perfeitamente estruturado e organizado, com um calendário competitivo exigente, contudo, longe dos focos da comunicação social e, em sequência disso, das grandes massas.