A solidariedade de centenas de visitantes que participaram na dinâmica do Mercadinho Solidário de São Brás de Alportel garantiu o sucesso desta 6ª edição, realizada no passado sábado, dia 22 de novembro. As bancas do Mercado Municipal encheram-se de frescura, não de frutas e legumes como habitualmente, mas de solidariedade, que inspirou as mais diversas peças de arte e artesanato, objetos natalícios apresentados por meia centena de instituições e associações de índole social de toda a região que marcaram presença no evento.
Foi uma mostra significativa do trabalho desenvolvido em prol da comunidade, que merece toda a distinção em especial nesta quadra festiva e, para além dos fundos angariados por cada uma das instituições, nesta edição ainda foi possível amealhar 105 euros com a venda de pins e decorações de natal, que servem para reforçar o Fundo Social de Emergência do município que apoia as famílias que se encontrem em situações de maior fragilidade económica e social, acompanhadas pelos serviços sociais municipais.
Neste Mercadinho de Solidariedade foi ainda possível recolher muitos quilos de roupa e calçado usado para a Associação Humana converter em quilos de alimentos para a Loja Social de São Brás de Alportel. Este Mercadinho de emoções contou com diversos momentos de animação: a participação do grupo «Mimos e Sorrisos», com as suas estátuas vivas; momentos musicais protagonizados por diversos grupos: Grupo Doina, com cantares e danças da Roménia; Banda do Exército da Salvação; Grupo G5 do Projeto Linka-te; Hip Hop pelo Grupo Realize Crew do CCD. O programa contou ainda com demonstrações gastronómicas pela Associação das Terras e Gentes da Dieta Mediterrânica, que trouxe sugestões económicas para poupar e combater o desperdício alimentar. A iniciativa anual é organizada pela Câmara Municipal e Rede Social de São Brás de Alportel, com o apoio de instituições locais e regionais de índole social.