Castro Marim recebeu, no dia 20 de novembro, em Coimbra, o galardão da «Autarquia Mais Familiarmente Responsável». Este é o terceiro ano consecutivo em que o município castromarinense conquista a bandeira e com ela, afirmou o autarca Francisco Amaral, “o compromisso de continuar a ter o bem-estar e qualidade de vida das famílias como prioridade”.
A cerimónia, que reconheceu 41 municípios portugueses, decorreu na sede da Associação Nacional de Municípios e contou com a presença do Secretário de Estado da Administração Local, João Taborda da Gama. Atribuído anualmente pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis, o galardão homenageia as melhores políticas sociais e de apoio às famílias conduzidas entre os 308 municípios portugueses. Por ser o terceiro ano consecutivo que Castro Marim recebe o galardão de «Autarquia Mais Familiarmente Responsável», foi-lhe atribuída uma «Bandeira com Palma», que assinala a continuidade das políticas sociais e de apoio à família que aqui têm sido desenvolvidas.
Ser uma «Autarquia Mais Familiarmente Responsável» é fruto de um conjunto de medidas e programas implementadas no território castromarinense em várias áreas. Na área social destaque para o programa municipal de financiamento ou realização de obras de reabilitação em habitações das famílias mais carenciadas, isentando-as ainda do pagamento do projeto de obras e das taxas urbanísticas. Neste âmbito existe ainda a habitação social, destinada aos munícipes que não tenham habitação própria e não possuam bem e/ou rendimento que lhes permita a aquisição de uma, em regime livre ou em regime de arrendamento. Na educação, realce para a atribuição de bolsas de estudo para estudantes do ensino secundário e superior, os auxílios económicos para aquisição de material escolar para o 1.º ciclo de Ensino Básico e o transporte gratuito. A saúde, física e psicológica, é outra das preocupações da autarquia de Castro Marim, tendo por isso, e de uma forma pioneira no país, a Unidade Móvel de Saúde com atendimento médico e conduzido programas como o de Cessação Tabágica, ao qual já aderiram 155 munícipes. Numa vertente de bem-estar e qualidade de vida, a Câmara Municipal de Castro Marim promove e apoia a organização de atividades socioculturais e desportivas gratuitas, tornando-as acessíveis a toda a população.
O Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis é uma iniciativa da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas, em parceira com Instituto da Segurança Social, e acompanha, reconhece e divulga a tomada de medidas facilitadoras da vida às famílias que vivem nas autarquias portuguesas.