No âmbito do projeto Escolas & Paisagens de Vila do Bispo, 59 alunos de quatro turmas do 2.º ciclo da Escola E.B. 2, 3 de São Vicente de Vila do Bispo inauguraram as saídas de campo neste novo ano letivo de 2015-2016. A iniciativa decorreu nos dias 24, 25 e 26 de novembro e os alunos, acompanhados por professores e pelos técnicos de História e Arqueologia da Câmara Municipal, tiveram a oportunidade de realizar uma viagem pela longa História do concelho, entre o longínquo passado da Pré-história, as memórias de um passado recente e o tempo das Descobertas marítimas além-mar, integrando importantes marcos culturais e históricos nas paisagens locais. Ao longo do itinerário foram transmitidos diversos conteúdos formativos e informativos, além de excecionais curiosidades.
O percurso iniciou-se junto de alguns menires de Vila do Bispo (Pedra Escorregadia - Cerro do Camacho) e da sepultura coletiva da Pedra Escorregadia, tendo-se, em seguida, visitado a Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe, na Raposeira. Finalmente, os jovens estudantes foram à Fortaleza de Sagres e passaram pelo Cabo de São Vicente, locais de riqueza e singularidade natural do mais extremo ponto da Europa Continental.
Foi dada, assim, continuidade ao projeto Escolas & Paisagens de Vila do Bispo, uma iniciativa de Educação e Sensibilização Patrimonial e Ambiental, partilhada entre o Agrupamento de Escolas de Vila do Bispo e a Câmara Municipal, que visa promover o Conhecimento, a Preservação, a Conservação, a Valorização e a Divulgação do Património Natural e Cultural do Concelho de Vila do Bispo, através de experiências partilhadas relativas a conteúdos disponíveis nas paisagens envolventes. Esta iniciativa tem como objetivo destacar, junto da comunidade escolar, atividades fora da sala de aula que mostrem que os diferentes conteúdos programáticos podem ser ilustrados com exemplos reais existentes no concelho.