Cerca de uma centena de pacientes do Projeto Cuidar, de Olhão e Vila Real de Santo António, juntaram-se no passado sábado, dia 21 de novembro, em Olhão, para um almoço convívio promovido por ambas as autarquias. Foi uma oportunidade para se fazerem novas amizades, trocar-se experiências e, sobretudo, para os presentes celebrarem a recém reconquistada saúde oftalmológica. O programa de Oftalmologia da Rede Intermunicipal de Cuidados de Saúde, promovido pelos municípios de Olhão e Vila Real de Santo António, é uma forma inovadora de partilha e otimização de recursos, que permite dar uma resposta mais rápida e próxima aos problemas de saúde dos munícipes de ambos os concelhos.
No caso específico da Oftalmologia, especialidade médica que enfrenta deficiências graves no Serviço Nacional de Saúde, com listas de espera para consulta de cerca de três anos, o Projeto Cuidar proporciona um acesso consideravelmente mais rápido a consultas médicas e cirurgias. Pretende-se que a iniciativa se dirija preferencialmente a pessoas com rendimentos inferiores ao salário mínimo nacional ou que não disponham de capacidade para suportar os custos dos tratamentos numa unidade privada. No decorrer deste convívio, o presidente da Câmara Municipal de Olhão, aproveitou para sublinhar que, “dos cinco sentidos, aquele cuja privação nos retira mais qualidade de vida é, seguramente, a visão. António Miguel Pina congratulou-se com o facto de estar na presença de “cerca de uma centena de pessoas que têm, agora, uma qualidade de vida bem melhor”.

Dirigindo uma palavra de apreço à vereação do PSD na autarquia olhanense, o edil lamentou que “nem todos os partidos, sobretudo aqueles mais à esquerda, tenham estado disponíveis para aprovar o Projeto Cuidar”. António Miguel Pina olhou para o futuro da iniciativa, esperando agora que outros municípios se juntem aos de Olhão e Vila Real de Santo António. Uma opinião partilhada pelo mentor do Projeto Cuidar, o presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, que sublinhou que “não pode haver ninguém que deixe de se tratar por não ter dinheiro para o fazer”
Como exemplo do sucesso da iniciativa, Luís Gomes adiantou que o número de pessoas operadas num ano ao abrigo do Projeto, em ambos os concelhos, é maior do que através do Serviço Nacional de Saúde em todo o Algarve, no mesmo período. Ambos os autarcas deixaram a notícia de que está, neste momento, a ser estudado o alargamento do Projeto Cuidar a outras especialidades médicas para além da Oftalmologia.