Hélder Farroba é natural de Olhão, tem 44 anos, e pratica esgrima em cadeira de rodas há sete. É campeão nacional e vai representar Portugal em Eger, na Hungria, de 16 a 20 de setembro. Esta é a segunda participação do atleta em provas internacionais da modalidade, depois de, em 2009, ter estado em Valência. Na ocasião, não passou da primeira fase da competição, mas desta feita o objetivo é a passagem à fase seguinte, tentando obter a melhor classificação possível.
O atleta olhanense está desempregado, vive com a mãe e recebe uma pensão de invalidez de 280 euros. O apoio por parte da Federação Portuguesa de Esgrima resume-se ao equipamento que Hélder Farroba vai utilizar e foi o Município de Olhão, entre outras entidades (públicas e particulares), que tomou a iniciativa de garantir a viagem e estadia do atleta, que será acompanhado por um técnico da Esgrimalgarve.
Hélder Farroba ficou paraplégico depois de um acidente de comboio sofrido em Faro em 1994 mas nunca baixou os braços e foi no desporto que encontrou a força e o estímulo para continuar a sua vida. Antigo praticante de basquetebol em cadeira de rodas, foi na esgrima que granjeou maior destaque. Atualmente, é na Escola EB 2,3 Dr. Alberto Iria que treina sob o olhar atento do seu treinador e mentor, o professor Marco Rojo, preparando-se o melhor possível para esta importante competição.